sábado, 21 de abril de 2018

Pedido de socorro (Eu amo o Brasil) cap.26

MEU CORPO É O BARRO DE MINH'ALMA
MINHA ALMA É O BARRO DO MEU SER ! 

Vazo em barro, abriga minh'alma
Ilusão vê somente sua terra
Mas em ti o maior é a água
E esta fonte o mantém em argila

Cristalina que me hidrata a pele
Vida-corpo sem ti se desfaz
Dia a dia a busco em meus lábios
Sem teu lago eu resseco e morro  

Minh'alma, barro do meu Ser
Dela a água é a luz do amor
Sede aos lábios do meu coração
Sem amor desidrato e me vou...

---------------------------------

Hoje eu conversei com um casal de amigos, ela com setenta e três anos, ele com setenta e oito anos.

Me contaram que estão sem convênio médico, porque para a idade deles é muito caro. Falaram que ganham uma aposentadoria de um salário mínimo cada. Ela trabalha como costureira, em casa, e ele conserta violões, também em casa. Alugam pequenas moradias que construíram nos fundos da própria casa, para completar a renda.

No ano passado o filho deles teve uma pneumonia que atacou o fígado, os rins e outros órgãos. O estado ficou grave e levaram para um hospital particular. O filho teve que ficar na UTI. Não levaram para um Hospital Público porque sabiam que o filho poderia morrer...

Eles tiveram que pagar quinze mil reais à vista por conta dos medicamentos que foram cobrados. Não tiveram condições de pagar as diárias da UTI, me disseram que o valor ficou tão alto para oito dias de internação que teriam que vender a casa para pagar. Foram oito dias de internação, cada dia por trinta mil reais... Sim, trinta mil reais! Acabei de telefonar no referido hospital e me informaram que é realmente este o valor! Para qualquer caso, sem distinções... Trinta mil vezes oito dias de internação, duzentos e quarenta mil reais!

O filho deles era amigo de uma advogada que entrou com processo contra o GDF e ganhou, o GDF pagou a internação da UTI. O rapaz faleceu...

---------------------------------

Acabei de falar com minha filha, está acompanhando uma amiga que está internada em um Hospital Particular. A família da amiga está em outro estado. Esta moça está sendo atendida por um convênio médico que a família possui.

Minha filha me disse que a moça está internada há dois dias e por muito tempo sem um médico para avaliá-la... Quando um médico veio, disse que os remédios que deram pra ela, no próprio hospital, talvez piorem o caso!

Hoje ligaram no celular da família passando um trote, dizendo que a filha estava internada e que haviam diagnosticado leucemia! Tentaram conseguir dinheiro às custas da doença da moça... Descobriram que era trote.
Pessoas com acesso as fichas dos pacientes no hospital estão usando os dados para se aproveitar de momentos de fragilidade emocional e roubarem estas pessoas...

Este mundo é um sonho? Eu estou sonhando ou estamos em algum tipo de inferno?

E as pessoas que estão em condições piores que o casal acima? Sem dinheiro sequer para medicamentos? Sem advogados para defendê-las? Se nem pessoas com convênio médico estão sendo atendidas de forma responsável, o que dizer dos menos favorecidos? 

Lembrando que a base da pirâmide é formada pela pobreza. São necessários muitos pobres para cada rico!

Quantos filhos estão morrendo nos braços das mães e pais? Quantos pais morrendo nos braços das filhas, filhos? Quantas pessoas sofrendo em casa por já terem perdido a fé de serem atendidas em hospitais públicos?

---------------------------------

Quantos aspirantes a políticos estão se preparando tecnicamente para serem candidatos, como se estivessem fazendo um curso preparatório? Sem sequer nunca terem feito serviços sociais, ajudado voluntariamente em hospitais, asilos, orfanatos? Sem terem sido pessoas ativas, engajadas em causas sociais, sem terem arregaçado as mangas e colocado as mãos no trabalho duro de ajudar o próximo? Qual o histórico dos políticos? Qual o histórico dos candidatos a políticos? São líderes sindicais? São empresários? Estão fundamentados em intelectualismo ou na consciência? Preparo técnico é muito importante, mas consciência é fundamental! Consciência é ação, trabalho, fatos!

Mas, apenas a consciência e boa vontade também não resolvem, é preciso ter o dom de lidar com política.

Compreendo que o nosso cenário político se traduz em um "Pedido de socorro": se alguém percebe que tem um mínimo de consciência e condições, que entre no cenário político para ajudar este país!

Não posso afirmar que a minha percepção está correta, mas é a compreensão que tenho. Registro estas palavras e se tiver alguma leitora ou leitor que percebam equívocos na minha fala, por favor, falem comigo, me mostrem perspectivas diferentes! Estou aberto.

Me considero uma criança neste universo da política, estou engatinhando. Tenho disposição de ser humilde e escutar posições contrárias as minhas, para crescer. Mas não estou aberto para sustentar conversas fundamentadas apenas em intelectualismos, desprovidas de sensibilidade, bom senso e respeito!

Estou aberto para ouvir pessoas que tenham controle emocional e usem da serenidade e educação para conversar com seriedade.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário