domingo, 15 de abril de 2018

Corrupção parte 3 (Eu amo o Brasil) cap.22

UM ANJO 

Um anjo passando na frente da minha morada deteve-se na janela dos meus olhos... Olhando para o interior, nada vendo na escuridão, sussurrou com carinho:

Se a tua luz estivesse acesa iria chamá-lo para conversar. Durma em paz! 

---------------------------------

Será possível que alguma doença nasça pronta, de um instante para outro? Como em um passe de mágica?

O estado em que qualquer país se encontra hoje, se deve a circunstâncias do passado. Alguns países estão em posições privilegiadas e outros estão sofrendo, por atitudes do próprio povo e por influências externas, no passado.

A corrupção no Brasil e em qualquer país, tem uma história. Não vejo como ter apenas um responsável, apenas um bode expiatório.

Muitos estão condenando o Partido dos Trabalhadores e o ex.presidente Lula, como sendo os únicos culpados. Será sensato este gesto?

Na nossa democracia, apesar da corrupção, nenhum presidente governa sozinho. Se ele não tiver o apoio de outras bancadas do governo, não consegue aprovar nenhum projeto. Para poder governar, o ex. presidente Lula teve que fazer alianças com outros partidos, ele não governou sozinho e nunca foi o único responsável pela corrupção. A corrupção sempre esteve presente por todos os lados, e não é diferente no Brasil. Vários políticos de esquerda e de direita estão envolvidos.

Quando os sintomas de uma doença aparecem é porque ela chegou em um ponto crítico. Aqui no Brasil estamos vendo a ponta de um iceberg, sua base é antiga!

Se eu prejudico meus filhos por conta das minhas inconsciências, não sou o único responsável. Trago comigo valores que adquiri dos meus pais, meus pais trouxeram consigo valores dos meus bisavós, etc. Eu estou ligado com toda a natureza, portanto, toda a natureza tem parcelas de responsabilidades pelo que sou e faço! Toda a natureza tem participação no que sou, sejam virtudes ou inconsciências. Eu também tenho a minha parcela de responsabilidade. Como culpar somente a uma pessoa? Como responsabilizar apenas um governo?

Quando estou inconsciente permito que influências externas determinem meu caráter, mas eu sou o agente da ação, passivamente ou ativamente. Meu início foi como criança, inexperiente, necessitei cometer muitos erros para aprender. Foi inevitável ter sido influenciado por fatores externos.

Quando estou consciente controlo a construção do meu caráter! Mas, mesmo assim, não tenho como construir o meu caráter sem as experiências do exterior, o convívio com outras pessoas, outros seres. No fundo, mesmo que eu esteja no comando, o exterior tem participação no que sou.

Quem está consciente? Pessoas graduadas? Analfabetos? Juízes formadores de quadrilha? Médicos que violentem suas vítimas? Milionários que geram a pobreza para multidões? Camponeses que agridem um ou outro? Pequenos ladrões? Ou ladrões de colarinho branco no governo, com curso superior, que agridem toda uma população? O bandido que mata dez é mais inofensivo!

A consciência não se avalia pelo grau de instrução acadêmica, ela é um valor interior, está na alma! Uma pessoa pode ser pobre e ser consciente; pode ser rica e ser consciente. Uma pessoa pode ser rica e corrupta, ou pode ser pobre e corrupta. Consciência, inconsciência, virtudes ou corrupção, não escolhem classe social. 

Qual a solução para o ser humano viver em paz? Só vejo uma, o despertar da consciência!

Os egos sempre querem achar um culpado, sempre desejam competir, sempre desejam estar com a razão, e como lutam com outros egos, as guerras se tornam sem fim, pois os dois lados sempre terão suas ignorâncias e suas virtudes!

Eu estava sentado em um banco, tocando violão, e passou uma criança de uns seis anos, desconhecida. Este garoto falou em tom de voz alto: "eu sei tocar melhor! eu sei tocar melhor!" Rsrsrsrsrs Desde crianças os egos estão na gente, sentindo o desejo de diminuir os outros para nos colocar como melhores. Ainda somos crianças? Mesmo depois de adultos? Brigando pela direita, brigando pela esquerda?

Se você que está lendo esta mensagem tiver uma compreensão diferente, por favor, vamos conversar! Talvez você me ajude a ver algum equívoco em mim e me corrigir, talvez aprendamos algo novo, juntos.
Por aqui vou registrando a forma como vejo o mundo, buscando aprimorar a minha consciência a cada dia.

No próximo capítulo vou tratar das infiltrações da corrupção.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário