sábado, 14 de abril de 2018

Corrupção parte 1 (Eu amo o Brasil) cap.20

O grandioso sentido da vida floresce na terra-presente, botão de rosa que perfuma o instante... SER!

---------------------------------

Quando criança eu roubei umas moedas de uma bolsa da minha mãe, para comprar "pipa".

Lembro-me de vezes em que eu caminhava pelas ruas desejando achar um dinheiro perdido por alguém.

Eu não me lembro com precisão, mas tenho quase certeza que eu já usei de corrupção para me sair bem em provas escolares.

Eu já agredi um colega que estava em uma situação vulnerável.

Meus crimes não foram muito graves, mas eu poderia ter aumentado as minhas inconsciências neste sentido.

Trouxe uma força misteriosa dentre de mim, ela buscava me afastar de energias pesadas, desarmonias, agressões, etc. Isto vem comigo desde a infância, um dia eu imagino que vou compreender este mistério. Viemos de outras prováveis existências? Terei trazido comigo alguns valores que semeie em uma existência passada? Porque umas crianças nascem com um nível de consciência e outras nascem com um nível de ser primitivo?

Por meio de leituras e conversas eu pude descobrir em mim uma vontade intensa de buscar a consciência, isto teve início na adolescência, e me move até o dia de hoje. Primeiramente me voltei para buscar dentro do universo da espiritualidade, instituições, livros, etc. Por conta da espiritualidade eu comecei a buscar o respeito, a honestidade, a equidade, a tolerância, a retidão.

Em ensinamentos esotéricos eu aprendi a importância de não me apropriar de uma caneta que não me pertença, não me apropriar de qualquer objeto que não seja meu. Isto foi e está sendo muito valioso para mim!

A cada dia que passa eu busco eliminar diferentes aspectos de corrupção que vou descobrindo em minha alma, valores que estão enraizados. Aprendi que não consigo mudar do dia para a noite, que preciso ter paciência comigo, pois certos valores são profundos.

As palavras de algumas pessoas, os livros que li, os bons exemplos que observei, foram impressões imprescindíveis para desabrochar em meu interior uma vontade por me aprimorar como ser humano.

Percebo que deve ser "senso comum" a realidade de que existe corrupção por todos os lados no planeta, em maior ou menor escala, elas estão dentro do ser humano. Confio que os seres podemos nos ajudar a melhorar por meio de exemplos, de reflexões, de palavras escritas ou faladas, etc. A propaganda é muito importante! Mas, os meios de comunicação, assim eu os vejo, a maioria, estão trabalhando pelo comércio, por interesses financeiros.

O capitalismo, na minha compreensão, é um sistema que estimula o surgimento de novas competições e a manutenção das competições já existentes. Uns buscando superar os outros. Neste sistema a tendência é surgirem a trapaça, as artimanhas, as mentiras, e muitos outros diferentes artifícios para produzirmos nosso capital, nossa riqueza, às custas de explorarmos outras pessoas.
Não sou favorável ao capitalismo, mas também não sou comunista ou socialista. Sou a favor de que atuemos com a consciência! Ela encontra uma forma de seguirmos nos sentido da harmonia.

Na consciência está a empatia, o respeito, a tolerância, a simplicidade, a caridade, etc.

Escrevo estas reflexões buscando colaborar com a sociedade. Tenho certeza que iniciativas assim podem fazer com que alguns jovens comecem a se identificar com estes valores, e podem servir para fortalecer esta busca em outras pessoas que já estejam neste caminho, o despertar da consciência. 

Continuarei com este assunto no próximo capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário