domingo, 8 de abril de 2018

A Consciência Política e o Ser humano (Eu amo o Brasil) cap.17

A função dos egos é destruir a saúde, destruir as relações, destruir a natureza. A função da consciência é promover a saúde, harmonizar as relações, preservar a mãe natura!

---------------------------------

Vou continuar mais um pouco com este livro, hoje algumas percepções me visitaram fazendo-me este convite.

"Política, a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados."

Um país é uma unidade neste planeta, um organismo criado por nossa humanidade. Considerando o planeta como um jardim, vejo que podemos nos colocar como formigas construindo seus territórios, seus formigueiros, suas organizações sociais, dentro deste jardim.

O nosso organismo humano tem o coração e o cérebro como partes fundamentais do governo. O coração distribui as riquezas (sangue) para todo o corpo (país), de uma forma justa. Ele é um regente das questões internas. O cérebro faz a intermediação entre o interior e o exterior, por meio dos cinco sentidos, seus funcionários.

Os egos são as doenças sociais que corrompem toda a estrutura deste corpo/nação. Cobiça, gula, alcoolismo, ciúmes, preguiça, luxúria, orgulho, ira, medo, intolerância, arrogância, etc.

Os egos tomam o poder do corpo/país e descuidam dos órgãos administrativos e os destroem. A negligência deixa de captar os recursos que os rins necessitam, água. Os rins começam a produzir cálculos renais e surgem os sofrimentos. Primeiro a infecção urinária, depois a infecção sobe da bexiga para os rins, depois vira uma infecção generalizada e vem a morte. Os alertas vão surgindo por meio das dores, se o tratamento não vier os problemas se agravam.

O tabagismo vai destruindo o departamento chamado "pulmões". O alcoolismo vai destruindo o departamento "figado". A cobiça faz o corpo trabalhar demais em busca de dinheiro, ou faz o corpo se vender, ou praticar diferentes formas de atividades corruptas para conseguir o dinheiro, etc.

O país/corpo se relaciona com outros corpos/países, são as relações internacionais. Nestas relações surgem os conflitos de todas as naturezas, por conta dos egos.

Quando a consciência desperta, ela é a administradora que estabelece a ordem. Cuida dos rins ingerindo água regularmente, cuida dos pulmões, limpando-os com regularidade, cuida do sistema muscular, com exercícios, alimenta o cérebro com leituras e reflexões conscientes, protege o coração, etc.

Despertar a consciência não é um capricho, não é uma atividade para quem sinta atração por assuntos psicológicos e espirituais, é uma questão fundamental para a vida. Na existência humana existem dois caminhos, o viver consciente e o viver inconsciente. Os egos, inconsciências, destroem; a consciência, virtudes, harmonizam, estabelecem a saúde, paz, liberdade. Não há meio termo, não dá pra ficar em cima do muro.

Um corpo é uma nação que nasceu com as estruturas prontas para uma alma governar ou entregar o comando para os egos. Um país é uma estrutura que não nasce pronta, ela se forma, se constrói por seus integrantes, os seres que povoam esta região. Mas, tudo o que construímos por fora reflete o que somos por dentro.

No próximo capítulo vou detalhar mais um pouco este assunto.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário