domingo, 22 de abril de 2018

O que movimenta a vida? (Eu amo o Brasil) cap.29

Galhos secos, dos desejos
Me aprisionam cá na terra
Minha alma-andorinha
Sufocada, busca o céu!

---------------------------------

Temos fome e nos movemos, buscamos o alimento; temos sede e buscamos a água; temos sono e buscamos um lugar para repousar... As necessidades do corpo fazem com que nos movamos. O movimento é a expressão da vida buscando se perpetuar!

Além das necessidades do corpo nós criamos necessidades psicológicas, hábitos, egos. Necessidade de brigar, ira; necessidade de fugir, medo; necessidade de aparecer mais que os outros, vaidade; necessidade de viver na ociosidade, preguiça; etc. São muitos os egos, defeitos psicológicos que criamos, e nos tornamos dependentes deles.

Muitas pessoas estão viciadas em cocaína, outras em maconha, outras estão viciadas na arrogância, outras estão viciadas em fanatismos religiosos, outras estão viciadas na intolerância, outras viciadas em poder, outras viciadas na ganância, etc. Os egos geram ansiedade, desarmonizam o nosso interior e por meio dos nossos atos levam desarmonia para o exterior.

Muitos lutam para combater o vício pelas drogas, mas também precisamos lutar para combater o vício pela corrupção, o vício em sermos egoístas, o vício em sermos ciumentos, etc. Da mesma forma que um viciado em drogas tem dificuldades de se libertar do seu vício, todos temos dificuldades para nos livrarmos dos egos.

Muitos fatores podem levar muitas pessoas a se moverem na direção da destruição. Temos aqui no Brasil e em vários outros países dificuldades que estimulam o surgimento de muitas doenças psicológicas que fazem com que nos movamos na direção do caos, do desrespeito.

Muitas pessoas passam por diferentes sofrimentos e acabam entrando no crime, acabam roubando, acabam adulterando, acabam produzindo corrupções, etc. É como se a sociedade fosse uma criança, o "Sistema" bate nesta criança e ela chora, e o seu choro é o reflexo da sua dor (agressões, roubos, traições, vícios, etc). Mas o choro da criança incomoda o "Sistema", e o "Sistema" fica criando fórmulas para fazer a criança parar de chorar! Entretanto, o "Sistema" continua batendo na criança... Produzindo pobreza... Fórmulas para acabar com a violência? Para acabar com os tráficos? Sem parar de explorar as fragilidades dos seres humanos? Sem parar de produzir miséria? Sem parar de sufocar os seres? A fórmula mais simples é eliminar as causas, parar de bater na criança! Dar condições para que a sociedade tenha uma vida digna, tenha educação, tenha saúde, tenha tempo para o lazer, tenha segurança.

Vejo que o "Sistema" cria artifícios para a criança parar de chorar, mas não deixa de bater nela. Coloca chupetas em sua boca, entretenimentos... "Pão e circo"!

Vamos ficar pintando as paredes sem consertar o telhado? Até quando? Sem consertar as causas? As infiltrações?

Se a maior parte da humanidade criamos muitos egos, os Sistemas Sociais que criamos são reflexos destes egos.

Estas realidades me movem a seguir em frente com o trabalho de eliminar meus defeitos psicológicos e despertar a consciência. Não vejo uma forma mais eficiente de resolver os problemas dos seres humanos que não seja eliminar os egos e despertar a consciência. Consciência que são virtudes, desapego, tolerância, paciência, humildade, serenidade, diligência, altruísmo, empatia, equidade, etc.

Se temos o poder de criar egos, também temos o poder de despertar virtudes! 

As necessidades do corpo nos movem para preservar a vida, as necessidades dos egos nos movem para a auto-destruição, as necessidades da consciência nos movem para promover o amor!

No próximo capítulo vou escrever uma mensagem de paz.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário