domingo, 22 de abril de 2018

Inteligência (Eu amo o Brasil) cap.30

Se eu não conviver, nunca vou errar; se eu nunca errar, nunca vou aprender; se eu não aprender não terei o saber... 

O saber que alimenta o corpo é o pão, o saber que alimenta a alma é a luz da consciência!

Ser alquimista é produzir o saber-pão e transformá-lo na luz da vida, o amor, consciência! Muitos temos um saber que alimenta o corpo, mantendo nossas almas desnutridas...

---------------------------------

Por piores que sejam as circunstâncias, em defesa do SER que sou, busco produzir no meu interior a "Fé"!

O que eu vivo eu sugiro, exercícios físicos para manter o corpo disposto, exercícios psicológicos para manter a alma disposta!

Agradecer pelo pão, agradecer pela vida, agradecer refletindo o sentido do agradecimento. A gratidão produz uma energia de paz, acalma, desperta a sensibilidade.
Se as circunstâncias estão difíceis e eu reclamo, fico revoltado, a revolta produz ansiedade, produz a tristeza, produz o desequilíbrio emocional, produz doenças físicas.
Se a situação já está difícil, porque piorá-la? Manter o equilíbrio é inteligente!

Há muitos anos venho lutando para eliminar os egos da ira e adquirir o domínio emocional. A paz que ganho deste trabalho é uma pérola!

As pessoas, movidas pelos egos, estamos nos agredindo  por todos os lados do planeta. Compreendo que os egos que temos são doenças psicológicas, estamos doentes. Não ganho nada ficando com raiva do político "X", ou do político "Y". Ter raiva é produzir desequilíbrio emocional, se envenenar, morrer mais rápido.

Aos poucos venho me reeducando para ter nos lábios palavras de conforto, para produzir gestos que harmonizem, para colocar no olhar um pouco de Sol!

Não posso resolver os problemas do mundo, mas posso ser um agente da paz.

Falo dos problemas sociais, reflito sobre eles e estimulo reflexões nas pessoas, mas sem ofensas, sem agressões, sem produzir lamúrias, depressões. Não posso fingir que os problemas não existem e só falar de flores, é necessário falar sobre os problemas, porém buscando o equilíbrio necessário que nos dá condições de agir com a consciência, com a intuição.

Ações inteligentes que produzem a paz no meu interior são as atitudes de gentileza, as ações preservando a natureza, fazer caridades sempre que possível, dar um sorriso ao perceber que o sorriso é bem vindo, escutar pacientemente o que as pessoas tem a dizer e buscar compreender o ponto de vista alheio.

Nos meus momentos comigo mesmo eu busco me deitar e educar a minha mente para ficar em silêncio, com técnicas de meditação, produzir serenidade.

Temos o poder de produzir energias pesadas nos ambientes onde estivermos, e também temos o poder de produzir energias leves que harmonizam. Produzir paz é uma ciência que vale a pena ser aprendida!

O mundo já tem muitos motivos para sofrimentos, é bom que nos tornemos pessoas ativas, buscando soluções, e ao mesmo tempo aliviando, sendo bálsamo, sendo conforto para as dores alheias. 

Gratidão, gratidão, gratidão!
Gentileza, gentileza, gentileza!
Paz, paz, paz!

No próximo final de semana virei escrever sobre democracia, anarquia, monarquia, etc.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário