domingo, 1 de abril de 2018

Atitudes primitivas (Eu amo o Brasil) cap.8

O amor é oceano, grandeza imensurável, e na perfeita humildade se faz céu na gota d'água.

O amor é imensidão, a unidade perfeita que se desdobra em flores e perfuma o jardim nos corações de toda criatura.

Todos os seres, centelhas da mesma chama, o amor; junto dela somos fogo, fora dela somos cinza... 

---------------------------------

Nas redes sociais vejo dois grupos bem definidos,  um que demonstra "raiva", "ódio" do ex. presidente Lula, da ex.presidente Dilma e do PT, e outro grupo que condena estas atitudes. Vejo constantes publicações dos dois lados, se atacando, se ofendendo.

Estas pessoas são livres para se manifestar assim, livre arbítrio. De minha parte sou livre para questionar, e procuro fazer isto de uma forma serena.

Desde o início desta minha existência eu desenvolvi muitas inconsciências. Aos poucos eu pude me conscientizar dos egos e trabalhar para melhorar meu nível de consciência. O pouco que tenho conquistado eu devo a tudo o que aprendi neste mundo, conversando com diferentes pessoas, lendo diferentes autores, vivendo diferentes experiências. Atualmente continuo procurando aprender com os diferentes pontos de vista, refletindo, ouvindo e falando. Confio que podemos ajudar uns aos outros, para combatermos as nossas atitudes primitivas, inconscientes. Se tivermos felicidade no uso de palavras conscientes, talvez consigamos tocar os corações uns dos outros estimulando atitudes equilibradas. Por este motivo que trato deste assunto.

Compreendo que podemos defender a nossa posição política sem a necessidade de ofender quem pense o contrário. Não tenho a necessidade de xingar o atual presidente do Brasil, de ofender a moral dele, mesmo após o que ele está fazendo. Posso me posicionar reivindicando que a justiça atue, que o processe, que o prenda, mas não necessito agir de forma primitiva, ou compartilhar mensagens com este teor, agressivas, incitando a raiva.

Recentemente um grupo de manifestantes barrou uma comitiva com o ex.presidente Lula, agrediram a comitiva. Uma autoridade da região se pronunciou, de forma exaltada, afirmando que a população local não permite que o Lula entre na cidade. Uma pessoa esclarecida, uma autoridade... 

Uma pessoa pode ser porta voz de todos os habitantes de uma região? É sensato impedir alguém de ir e vir? Não podemos nos manifestar com argumentos? É consciente impormos a nossa opinião com a força bruta?

Ouvi um áudio de um rapaz se vangloriando da manifestação, alegre! Ele dizia que pareceu uma batalha campal, em tom alegre, se enaltecendo deste feito. Este rapaz tem o direito de agir assim, mas acho interessante refletirmos. Batalha campal? Voltamos a época medieval? Isto não é primitivo?

Estamos avançando o nível de consciência? Ou estamos ainda com atitudes primitivas?

Mesmo que existam motivos que justifiquem que eu atue de forma bruta, eu escolho motivos para agir de forma consciente e não ser manipulado pelas circunstâncias, me degenerando. Quando temos raiva, na minha compreensão, estamos sendo emocionalmente manipulados. No fundo somos os donos das nossas ações, se não as controlamos, estamos deixando que fatores externos as controlem. Assim eu compreendo.

Não escrevo para agredir quem tenha atitudes brutais, primitivas, escrevo para refletir. Eu também sou bruto e primitivo, estou buscando melhorar. Se não trabalharmos os egos da "ira", da "intolerância política", "arrogância", "prepotência", etc, vamos nos afundar em uma lama de inconsciências.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário