domingo, 4 de fevereiro de 2018

Organizando a alma por meio do espelho (A Consciência) - cap.217

Vivendo em um oceano de tantas diferenças, vivo me afogando em conflitos... Tábua de salvação é qualquer pequeno ponto em comum onde posso dar as mãos aos demais!

Quando busco a paz, me apoio nos pontos de harmonia, por pequenos que sejam, ao invés de valorizar as diferenças e com elas fazer guerras...

---------------------------

Todo o exterior é o reflexo da minha alma.

Vejo a minha alma pela forma como me visto, pela forma como caminho, pelas palavras que saem da minha boca, pela forma como olho, pela forma como faço as refeições, etc. 

Eu vivo caminhando dentro da minha própria alma! Por todos os lados estou me vendo, me ouvindo, me sentindo, me tocando, me degustando.

Idolatro? Este sou eu, um idólatra! Vivo em fantasias? Este sou eu, um sonhador! Tenho raiva? Este sou eu, um rancoroso! Compreendo? Este sou eu, compreensivo! Perdoo? Este sou eu, amoroso! Faço guerra ou busco a paz? Imponho a minha verdade ou busco ver o ponto de vista alheio? Tudo sou eu! Pelo exterior posso me ver, me conhecer e me transformar, ou não.

As vezes eu olho pra dentro para me ver, em meditação. Nestes momentos eu fecho os olhos e repouso meu corpo em minha cama. Fora destes momentos, na maioria das vezes eu me vejo ao olhar-me no exterior, com os olhos abertos.

As vezes minha casa está um pouco suja, mas pelas circunstâncias eu não posso limpá-la, por ter outras prioridades no momento. Se eu ficar irritado, observo o ego da  irritação e busco compreendê-lo, tirar o seu sentido e eliminá-lo. Se eu ficar tranquilo, resignado, eu observo a virtude da resignação e desfruto da presença do SER. De toda forma estou me vendo.

Acho interessante usar o exterior para arrumar o meu interior, e isto não significa que o exterior vai ficar impecável,não, significa que a consciência estará presente, agindo!

Todo desejo gera expectativa, que gera ansiedade, e na ansiedade a consciência fica adormecida. Busco a ordem, a limpeza, a organização, mas não desejo alcançar este objetivo. Realizo por ser o certo a se fazer, o resultado não me cabe. A realização em si é o amor, a consciência pulsando!  

Estas são as verdades que vivo e compartilho, no sentido de talvez poder contribuir com o despertar da consciência de alguém, ou então, no sentido de que talvez alguém perceba alguma inconsciência em minhas palavras e venha refletir comigo, e talvez eu cresça junto com esta pessoa.

No próximo capítulo darei alguns exemplos do trabalho psicológico por meio de instrumentos tecnológicos e outros.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário