sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A consciência, a ciência e a tecnologia (A Consciência) - cap.209

Crueldade, revestir o amor com tanta fantasia, paixões, mentiras, sendo ele a mais pura poesia!

---------------------------

A ciência busca adquirir o conhecimento por meio de métodos científicos. 

"O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes" (Vianna, 2001).

Compreendo que para fazer ciência necessitamos de utilizar ferramentas existentes ou criar novas ferramentas, das mais simples as mais complexas. Em experimentos científicos, hoje em dia, usamos no mínimo das ferramentas: lápis,  caneta, papel, linguagem.

Os seres humanos temos a consciência e dela se desdobram, por meio do corpo físico (cinco sentidos, centro mental e centro emocional), as habilidades da atenção, observação, reflexão e compreensão. A consciência é a inteligência, já fiz várias reflexões sobre esta questão. Da inteligência, naturalmente os seres começamos a criar instrumentos, ferramentas, para melhorar a nossa qualidade de vida.

No passado criamos a roda, depois usamos a roda para mover objetos, criamos a carroça, a canoa, o remo, as moradias, etc. Durante estes processos começamos a criar instrumentos cada vez mais eficientes no sentido de melhorarmos nossas vidas. Assim desenvolvemos a tecnologia.

A ciência precisa de instrumentos para se desenvolver e por este motivo pode estimular a criação de novas tecnologias, ou se beneficiar de tecnologias já existentes. Compreendo que a ciência e a tecnologia caminham muito juntas, mesmo sendo atividades diferentes, mas se complementam.

No próximo capítulo farei uma reflexão simples sobre a tecnologia e a condição humana atualmente.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário