sábado, 26 de outubro de 2019

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC (A vontade e o desejo) cap.05

Busco abrir os olhos da alma na frente do espelho, para ver o paraíso!

---------------------------

O transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é determinado por várias características, uma delas é a preocupação excessiva com a limpeza.

Quando eu compartilho algumas disciplinas que uso para o despertar da minha consciência, procuro refletir também sobre a possibilidade de transformarmos uma disciplina em um vício psicológico, em uma mania. Mania de limpeza, mania de organização, etc. Estas manias são egos.

Toda disciplina que não seja conduzida pela consciência se torna uma mania. Para que isto não aconteça eu compreendo que necessitamos exercitar a disciplina estando em auto-observação psicológica e reflexão.

Quando eu busco organizar, limpar ou fazer a manutenção de algo, sei que tenho que trabalhar para "não desejar" resultados. É um paradoxo, mas o meu objetivo principal é a ação e não o resultado. A ação eu posso controlar, o resultado não.

Se não pude concluir a limpeza, se tive que interromper uma tarefa, nestes momentos tenho que usar a "resignação". Várias vezes na existência os acontecimentos não estão de acordo com a minha vontade. 

Se as atividades deram certo, ótimo; se não deram certo, ótimo. De qualquer forma a consciência tem um aprendizado e cresce em sabedoria. Tudo são lições. A consciência não está "desejando" que tudo dê certo, o mundo é dual, não temos como fugir dos desprazeres, mas podemos nos dispor a aprender com eles.

O despertar da consciência é um trabalho de desconstruir egos e não de criar manias, criar novos egos.

No próximo capítulo vou escrever sobre a manutenção da vida.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário