domingo, 20 de outubro de 2019

Energias (A vontade e o desejo) cap.01

Vejo o amor como sendo um oceano, grandeza imensurável, que na perfeita humildade faz o milagre de se tornar o céu numa gota d'água!

---------------------------

Quando estamos com saúde temos energia, e com esta energia o SER que somos pode movimentar os centros do nosso corpo:

Intelectual - pensamentos
Emocional - emoções
Motriz - movimentos
Instintivo - funções instintivas
Sexual - os órgãos sexuais

Por meio dos alimentos que ingerimos o nosso centro instintivo produz a energia que precisamos para viver, e distribui esta energia pelos cinco centros que citei acima.

Cada ser humano controla o seu corpo, usando da sua consciência, ou, se esta consciência estiver adormecida, os egos que este SER criou em si (defeitos psicológicos) controlam o seu corpo, de forma inconsciente.

Digamos que o nosso corpo físico é um carro. Se a nossa consciência está desperta, ela controla este carro, mas, se a consciência estiver adormecida são os egos no controle. Quando a consciência está adormecida é como se o piloto do carro estivesse bêbado, muitos acidentes acontecem!

A consciência é um conjunto de virtudes e quando está no comando a condução é paciência, simplicidade, respeito, ética, tolerância, humildade, etc. Harmonia.

O ego é um conjunto de vícios psicológicos e quando está no comando a condução é impaciência, raiva, ciúmes, falsidade, preconceitos, orgulho, arrogância, etc, etc, etc. Desarmonia.

As nossas energias são usadas pela nossa consciência, ou pelos nossos egos, para produzirem ações, produzirem pensamentos, sentimentos, movimentos, ou interferirem nas funções instintivas.

Quando a nossa consciência usa da nossa energia para realizar uma ação, nasce a força da "vontade consciente". Quando o nosso ego usa da nossa energia para realizar uma ação, ele gera o "desejo".

No próximo capítulo vou escrever sobre a "vontade".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário