sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Condicionamentos ( Orações 2 ) - cap.29

O verbo

Som, ciência exata é, se ele adoecer no mundo, é o mundo que já morre...

---------------------------

Se uma pessoa der um texto para uma criança onde se afirma que as crianças são seres que trazem sofrimentos, que são inferiores, e outras afirmações muito negativas, e esta pessoa forçar esta criança a ler este texto todos os dias, por um ano, o resultado será fatal... A criança, por meio das leituras, irá introduzir estas ideias em si, vai construir uma auto-imagem destrutiva, vai adoecer a auto-estima, poderá desenvolver muitos problemas psicológicos.

A repetição de comportamentos, emoções, pensamentos, geram memórias carregadas de energia, e estas energias passam a influenciar o nosso comportamento.

Eu rezei a oração do Pai Nosso desde criança, orientado pela minha mãe e pela sociedade, e só aos quarenta e poucos anos que eu comecei a buscar saber o significado de cada frase que eu estava pronunciando! Existe sensatez nisto? Ficar pronunciando frases sem refletir sobre o seu significado?

De vez em quando eu me lembro de uma frase em um quadro: "Viver é perigoso!"

A vida é cíclica, fases se repetindo dentro do movimento contínuo do tempo. Com certeza as nossas mentes, o nosso centro emocional e a nossa alma estão condicionados com estas repetições. 

Segundos, minutos, dias, semanas, meses, as quatro estações, termina o ano e tudo recomeça. Manhã, tarde, noite, e tudo recomeça...

Criamos uma alegria ao chegar a sexta-feira, por conta do final de semana, e criamos um estado psicológico de desanimo por chegar segunda, uma semana de trabalho pela frente... E como as semanas se repetem, os estados psicológicos tem uma tendencia de se repetirem, e vamos criando comportamentos mecânicos e nos escravizando neles.

Os egos são energias condicionadas, comportamentos mecânicos. Eles nos escravizam e nos emburrecem a cada dia, adormecendo mais e mais a nossa consciência.

Uma pessoa no apartamento ao lado tem repetidos comportamentos agressivos, este comportamento parece que se tornou habitual... E a tendência é que os egos da ira se fortaleçam e as discussões aumentem gradativamente...

Os egos são correntes que escravizam a alma, e estão vivas, sendo alimentadas pelo próprio escravo, aquele que as criou... Paradoxos da loucura!

Repetir orações sem refletir é condicionar-se a agir sem consciência. Posso dar bom dia um milhão de vezes, porém, em todas elas eu sei da importância de fazê-lo de forma consciente, pois é única, no instante está a vida!

No próximo capítulo vou escrever sobre a disciplina.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário