domingo, 27 de outubro de 2019

Disciplinas (A vontade e o desejo) cap.09

Minha alma parece um ralo no profundo abissal do oceano-universo em si mesma. Por este ralo, fecundas águas jorram poesia e flor na fenda em meu peito. Coração abriu-se e o SER transborda pelo caminho...

---------------------------

Para exercitar a energia da vontade eu busco realizar ações pequenas, pra que os meus egos não criem resistência, se opondo ao trabalho.

Se tenho muita roupa acumulada para passar, me proponho a passar poucas peças por dia. O pequeno é fácil realizar! Fazendo o pequeno de forma continuada, em alguns dias a montanha de roupa fica passada. Depois é só fazer a "manutenção", um pouco a cada dia.

Se não tenho como limpar a casa toda, pelo menos posso varrer um ou dois cômodos. Lavar, secar e guardar a louça que sujei, etc. 

Minha caixa de correspondência eletrônica vivia cheia. Certa vez eu criei uma disciplina: toda vez que abria o correio eletrônico, respondia uma mensagem e apagava duas. Aos poucos a minha caixa ficou organizada e com poucas mensagens. Há anos eu sigo com esta disciplina, sempre que abro a caixa de mensagens, faço uma limpeza nas "enviadas", nas "recebidas", nas "indesejadas", etc. Manutenção.

Tudo o que deixo acumular, quando vou resolver preciso de uma energia grande, se torna desagradável. Desta forma crio uma aversão pela tarefa e acabo fugindo dela, e ela acumula novamente... Vira um circulo vicioso! Amanhã eu faço, deixa pra depois... E quando vemos se passou uma semana, quinze dias... Deixar pra depois é garantia de esquecimento.

Em alguns aspectos da minha vida eu estou conseguindo manter a ordem e fazer a manutenção, em outros eu ainda estou apanhando... Faz parte. Para mim não é simples desconstruir os egos da preguiça, vou seguindo, aos poucos. Estou avançando e isto é animador! Paciência, muita paciência!

Sintetizando este capítulo, a disciplina é se propor a fazer o mínimo, o pequeno. Quando inicio o pequeno, muitas vezes eu sou invadido por uma vontade de fazer todo o trabalho, e faço! O importante é o primeiro passo. Quando vou para o primeiro passo desejando realizar todo o trabalho, normalmente nasce um desânimo, então aprendi a me propor ao pequeno e dar o primeiro passo.

Este é o despertar da consciência, viver de forma consciente. Despertar a virtude da "diligência" e ir desconstruindo os egos da "preguiça". Coloquemos luz e o escuro se afasta!

No próximo capítulo vou aprofundar um pouco este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário