domingo, 27 de outubro de 2019

A importância da disciplina (A vontade e o desejo) cap.07

MEU CORPO, VASO DE MINH'ALMA
MINHA ALMA, VASO DO MEU SER 

Vazo em barro abriga minh'alma
A ilusão vê somente sua terra
Mas em ti valorosa é a água
E esta fonte o mantém em argila

Cristalina, me hidrata a pele
Vida-corpo sem ti se desfaz
Dia a dia a busco em meus lábios
Sem teu lago eu resseco e morro  

Minh'alma, barro do meu Ser
Dela a água é a luz do amor
Sede aos lábios do meu coração
Sem amor desidrato e me vou...

---------------------------

Aprendi a digitar em um curso de datilografia, com máquinas de datilografar. Tive que fazer um esforço considerável, muitos exercícios, uma pessoa experiente coordenando. Depois que aprendi a disciplina para digitar com todos os dedos, passei a ter mais objetividade aos teclados. 

Observo que temos a tendência de seguir o caminho mais difícil, que aparentemente é o mais fácil... Muitas pessoas digitam com dois dedos, é mais cômodo do que fazer um curso e aprender uma disciplina para digitar com eficiência.

Muitas das pessoas que eu ensino tocar violão demonstram uma tendência de executar os exercícios da forma mais difícil, ou seja, sem disciplina, sem técnica. Eu oriento sobre o posicionamento dos dedos sobre as casas do violão, para que a execução fique mais fácil, mas frequentemente colocam os dedos nas posições mais difíceis...

A disciplina exige um pequeno esforço e depois nos leva para um caminho com melhores resultados.

Alguém em sã consciência colocaria um exército sem disciplina pra defender seu país? Colocaria funcionários sem disciplina pra cuidarem da sua empresa? 

É óbvio a importância da disciplina para o despertar da consciência. No exterior tudo se desenvolve com disciplinas, em nossa alma não é diferente.

Porque muitos de nós temos a tendência de se afastar das disciplinas? Acho que uma resposta bem simples se chama "preguiça". Comodismo, zona de conforto, o prazer do ócio.

Estou há vinte anos me aprimorando como professor de música, o dia que eu parar, as minhas habilidades vão atrofiar. Qualquer profissional necessita aprimorar suas habilidades, desenvolver novas e fazer a manutenção dos seus saberes, exercitando-os. Se eu exercito o despertar da consciência, necessito aprimorar as minhas disciplinas, desenvolver novas técnicas, fazer a manutenção dos meus saberes nesta área. Nos livros que escreve eu intencionalmente escrevo sobre os mesmos temas, em perspectivas diferentes, e estas repetições são fundamentais. Meus livros são exercícios, manutenção e aprimoramento.

Os egos sempre ficam criando justificativas pra fugir das disciplinas, justificativas para não morrerem! Refletir constantemente sobre estes valores é fundamental.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário