sábado, 19 de outubro de 2019

O dono da razão e a psicologia reversa ( Orações 2 ) - cap.41

PAI-BEIJA-FLOR

Alegria do amor é ver o coração do filho florir, e entre as pétalas-virtudes, o néctar da paz nascer-lhe no peito!

Carinho floral vem do céu, Beija-Flor,
gracioso balé frente aos olhos desliza,
alimenta a si pelo toque na Rosa,
e o vazo na alma do filho amado se faz paraíso pois Deus o beijou!

---------------------------

Neste instante me lembro do ditado popular: "É simples ser feliz, o difícil é ser simples!"

As reflexões que eu escrevi nos capítulos anteriores falam de simplicidades que podem transformar nossas vidas, porém, eu compreendo que apesar de ser tudo simples na teoria, na prática realmente é "difícil ser simples"! Por causa dos egos...

Tem pessoas saudáveis que sofrem de depressão e sentem dificuldades de sair da cama... Pode parecer simples pra alguns, só levantar, fazer uma caminhada, visitar pessoas amigas, e logo o ânimo vem... Pra quem está vivendo a situação a história é bem diferente. Os egos são monstros invisíveis, criados por nós, e usam da nossa força, nossa energia, para dominarem a nossa própria vida.

A preguiça é um ego, a displicência, a desorganização, etc, e estão relacionados entre si. São energias reais, não são brincadeira. Se organizar pode parecer uma tarefa fácil, mas muitas pessoas tem sérias dificuldades para conseguirem se organizar.

Tem pessoas que falam de outras que são viciadas em alguma droga, falam como se fosse a coisa mais fácil do mundo se livrar do vício, porém, estas pessoas conseguem se livrar do vício por refrigerantes? Do vício por chocolate? Do vício do orgulho? Do vício do ciúmes? Do vício da raiva?

Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

Muitos de nós temos os egos que gostam de criticar, julgar, ser os donos da razão. E estes egos vivem criando conflitos, ferindo o orgulho da pessoa agredida. E ao invés de ajudar, as vezes faz a pessoa agredida se voltar contra. Psicologia reversa!

Por mais que eu me torne uma pessoa organizada, disciplinada, eu sigo desconstruindo os egos em mim que gostam de criticar as pessoas que não conseguem se organizar. Se eu não consigo ajudar de forma amiga, amorosa, compreendo que é melhor eu não prejudicar o relacionamento com a arrogância. 

Muitas vezes é melhor jogar a razão no lixo e preservar um relacionamento.

No próximo capítulo vou escrever sobre a mística.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário