domingo, 11 de agosto de 2019

Trabalho psicológico (Desconstruindo a impaciência) - cap.11

O verbo cria, sempre, a vida ou o caos. Viver é ser responsável!

---------------------------

Quando estamos em auto-observação psicológica, durante qualquer atividade, descobrimos pensamentos e emoções inconscientes, os interrompemos e voltamos a atenção para a atividade em questão. Este é um processo de tirar alimento dos egos, enfraquecê-los, despertar a consciência.

Se estou tomando banho a minha atenção é voltada para meus movimentos conscientes. No banho eu me distancio de qualquer outra atividade, não é um lugar pra minha mente ficar voando para o passado ou futuro, presa a preocupações, fantasias, saudosismos, ressentimentos, etc.

O mesmo acontece quando estou fazendo uma refeição, escovando os dentes, fazendo um alongamento físico.

É importante termos momentos pra treinarmos o controle mental e emocional, sem interferência de outras  pessoas. No caso das refeições, nem sempre conseguimos comer em silêncio, exercitando a mastigação consciente e tranquila, pois quando temos pessoas ao lado, normalmente acontecem conversas. Em certas circunstâncias se torna desagradável manter silêncio quando outras pessoas ao redor não compreendem o que estamos fazendo. A maioria das pessoas não compreendem o trabalho para o despertar da consciência.

Eu exercito o despertar da consciência dando aulas de música, cantando, tocando um instrumento musical, conversando, caminhando, na academia, em qualquer lugar. Mas as pessoas não fazem ideia do que está acontecendo no meu interior. Com o tempo podemos desenvolver a habilidade da auto-observação em qualquer situação.

No começo do trabalho pelo despertar da consciência eu tive muitas dificuldades, só conseguia me auto-observar por poucos segundos, um ou dois minutos, e logo a minha consciência era levada por vários pensamentos. Sempre que alguém vinha conversar comigo eu me perdia. Me auto-observava um pouco pela manhã, caia nas fantasias dos egos e ficava o dia todo sem conseguir recuperar a auto-observação...

Estou há muitos anos neste caminhar, lutando, me esforçando pra conseguir avançar. Se vocês tiverem dificuldades como as que eu tive, sugiro que sejam perseverantes, insistentes.

Estamos cheios de egos e eles ficam criando vários pensamentos, emoções e atitudes. A cada minuto são uma variedade de situações psicológicas que a maioria das pessoas nem sabem que estão se passando dentro de si! E estes pensamentos e emoções estão movimentando vidas.

Peço que reflitam sobre a relação destas mensagens com o viver sereno, desconstruindo o viver acelerado.

No próximo capítulo vou concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e outros que o complementam

Nenhum comentário:

Postar um comentário