sexta-feira, 16 de agosto de 2019

(A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - Introdução

No livro anterior eu escrevi sobre a desconstrução dos egos da Impaciência e o despertar da virtude Paciência, agora vou escrever sobre a desconstrução dos egos da Intolerância, revolta, autoritarismo e o despertar das virtudes da Tolerância, Resignação e Respeito ao Livre Arbítrio.

Acho interessante tratar destes assuntos dentro de uma proximidade (a paciência, a tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio), por conta de uma característica comum a todos eles, "SUPORTAR".

Compreendo que temos a tendência de "desejar" que tudo se desenvolva de forma agradável em nossas vidas e a tendência de "combater", se "revoltar" com tudo o que se desenvolva de forma desagradável.

IMPACIÊNCIA

No ato de esperar que outra pessoa aprenda algo que estamos ensinando, ou esperar por um atendimento em uma fila, ou esperar por um resultado, etc, temos a tendência de "desejar" que tudo se resolva instantaneamente. Quando os acontecimentos não nos agradam e somos forçados a esperar, reagimos com o ego da IMPACIÊNCIA. Impaciência, vício psicológico que "NÃO SUPORTA" esperar. Este ego gera o ego da Raiva.

INTOLERÂNCIA

Nas convivências com as pessoas é comum ficarmos bem quando elas tem comportamentos que nos agradam, mas quando elas tem comportamentos que não nos prejudicam, mas que não aprovamos, temos a tendência de "NÃO SUPORTAR". Intolerância, vício psicológico que não SUPORTA o direito das pessoas de serem como se sintam bem, quando este jeito de ser não nos agrada. Este ego gera o ego da Raiva.

REVOLTA

Quando estamos passando por algum sofrimento por motivo de saúde, financeiro, ou outro, de natureza individual, é comum produzirmos pensamentos e sentimentos de revolta, raiva. Neste caso a revolta é o vício psicológico gerado pela inconsciência que "NÃO SUPORTA" a dor que no momento é inevitável. Este é um dos egos da Raiva.

DESRESPEITO AO LIVRE ARBÍTRIO

Por conta da nossa ignorância criamos o desejo de impor aos outros seres que sejam da forma como achamos que é o certo. O desrespeito ao Livre Arbítrio é o vício psicológico que "NÃO SUPORTA a liberdade dos outros seres de serem ou agirem de um jeito que não aprovamos. Este ego gera o ego da Raiva.

Os egos da impaciência, intolerância, desrespeito ao livre arbítrio e da falta de resignação geram vários egos da IRA!

Acho importante refletirmos sobre estes pontos em comum, "não suportar" e a "ira".

No próximo capítulo vou escrever um pouco sobre a dualidade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário