sábado, 17 de agosto de 2019

A tolerância (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.03

A poesia de luz quando toca n'alma sensível, semeia e floresce carinho... Seu olhar neste ninho repousa e desfruta momentos de paz!

---------------------------

Tolerância é o ato de tolerar, suportar algo, aguentar, resistir.

Cada ser humano tem em sua natureza um conjunto de energias que harmonizam com certas energias do exterior, e são incompatíveis com outras energias do exterior.

Eu me sinto bem com algumas cores e outras não me agradam. Tenho afinidade com o jeito de ser de algumas pessoas e não me sinto bem com o jeito de ser de outras pessoas, etc.

Digamos que eu estou conversando com uma pessoa que tem um comportamento que não me agrada. Nos momentos que tenho a necessidade de estar com esta pessoa eu posso praticar o respeito e tolerar o mau estar psicológico que eu esteja sentindo durante os momentos da conversa. Cada pessoa tem seu jeito de ser.
Se eu não sou capaz de respeitar o jeito de ser das pessoas, também não tenho moral para ser respeitado. Todos nós agradamos ou desagradamos alguém.

Certas conversas religiosas são energias que não combinam comigo, mas quando presencio, tenho a oportunidade de refletir, respeitar, tolerar.

Certos estilos musicais são energias que me agridem, mas em algumas situações eu tenho que me expor a essas músicas por alguns momentos, nestes casos eu tenho que refletir, compreender, respeitar, tolerar o livre arbítrio da pessoa que se sente bem com estas energias e está no seu espaço, no seu direito.

Em algumas situações eu posso me afastar de energias que não me fazem bem, em outras eu necessito "tolerar", ser tocado por estas energias e experimentar um desprazer físico ou psicológico.

No próximo capítulo vou ilustrar este assunto, com outros exemplos.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar



Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário