sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A pressa (Desconstruindo a impaciência) - cap.06

No interior do átomo não há solidão, há uma festa onde estão de mãos dadas, o universo e a onipresença!

---------------------------

A impaciência é o hábito de não suportar ter que esperar. A impaciência normalmente nos estimula a agir de forma acelerada, com pressa.

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem nasceu primeiro, a impaciência, depois a pressa, ou a pressa gerou a impaciência?

A preguiça pode ter feito eu dormir além da conta, me levantei atrasado e tive que agir as pressas. Com este comportamento recorrente eu posso ter criado o hábito de me atrasar em todos os compromissos e viver correndo pra cumprir com os compromissos. Assim me eduquei para ser uma pessoa indisciplinada e acelerada.

Também posso ter sido uma pessoa muito impaciente em várias situações e por conta disto me eduquei pra desejar resultados rápidos, e acabei me tornando uma pessoa acelerada.

O comportamento acelerado pode ser adquirido pelo convívio com pessoas aceleradas ou por vivermos em uma sociedade onde a maioria das pessoas são aceleradas. Eu nasci e vivi por muitos anos na cidade de S.Paulo, capital. Por lá eu me lembro de ser comum as pessoas andando com passos rápidos pelas ruas. Quando estive lá a cidade me estimulou a ser uma pessoa acelerada, pois a cidade é acelerada! Quando eu ia para uma cidade do interior ficava claro o contraste... As pessoas vivendo de forma tranquila, se movimentando com serenidade...

Muitas empresas cobram das(os) funcionária(os) que produzam mais e mais em pouco espaço de tempo. Criamos uma sociedade que corre atrás do lucro a todo custo! Como consequência as pessoas somos tratadas como máquinas, forçadas a ser aceleradas...

Os jogos eletrônicos também fazem muitos estragos no centro mental das pessoas. Fui vítima dos jogos eletrônicos e pude observar o quanto deixaram a minha mente acelerada, cheia de representações mentais dos respectivos jogos.

Podemos estudar várias causas que nos levam a viver de forma acelerada. Quando buscamos o despertar da consciência começamos um trabalho de observação, auto-observação, reflexão, meditação, autoconhecimento. Estou oferecendo as minhas experiências para talvez contribuir com algumas pessoas.

No próximo capítulo vou escrever sobre as consequências do viver de forma acelerada.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e outros que o complementam

Nenhum comentário:

Postar um comentário