sábado, 3 de agosto de 2019

A impaciência no ato de ensinar (Desconstruindo a impaciência) - cap.01

O bom senso refletiu:

Ter que fazer oposição a loucura é um absurdo, ridículo!

E o bom senso ficou quieto e saiu de cena.

Sem resistência a loucura cresceu e destruiu...

O bom senso morreu antes de aprender a lição: não espere a LOUCURA criar  JUÍZO! Ou você a combate, ou a trata, ou ela vai destruir você e o seu bom senso!

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Exerço a profissão de professor de música há dezenove anos ininterruptos. Dou aulas em grupo.

Se eu não desperto a virtude da "paciência" se desenvolve em mim o vício psicológico da "impaciência". Eu não conheço meio termo.

A principal ferramenta que uso para desconstruir egos é a "reflexão", análise sensata sobre os fenômenos que estou buscando desconstruir.

* Ensinar é comigo, professor, aprender é com a(o) aluna(o). Eu tenho poder sobre o meu ato de ensinar, mas não tenho poder sobre o ato de aprender. Eu não posso aprender pela(o) aluna(o).

* Se a(o) aluna(o) não aprendeu eu devo apenas ensinar novamente, quantas vezes forem necessárias, este é o meu trabalho. Se acabar o horário da aula, nos despedimos e depois nos reencontramos na próxima aula, sem problema. Meu papel é ser gentil, sensível para construir soluções para ajudar a pessoa a vencer as próprias limitações, ser uma pessoa amiga.

* Se eu ensino com serenidade a pessoa fica à vontade e tem mais condições psicológicas de aprender. Se eu fico impaciente e ensino com arrogância, de forma bruta, com raiva, a pessoa certamente ficará emocionalmente alterada e o aprendizado será mais difícil. Sendo impaciente eu educo a pessoa, aluna, para produzir em si a ansiedade e sofrer. Qual o sentido de fazer as pessoas sofrerem?

* A impaciência é um hábito que eu criei, um hábito sem sentido, destrutivo. Faz com que eu seja uma pessoa ansiosa, nervosa, agressiva, revoltada, doente. O que eu ganho com a impaciência? Nada! Com a impaciência eu me destruo psicologicamente e destruo as pessoas a minha volta.

* Ao longo dos anos eu venho me esforçando pra ser educado no ato de ensinar. Aos poucos eu venho segurando o "desejo" cego do ego da impaciência, enfraquecendo-o, deixando de alimentá-lo. E no lugar do ego eu coloco reflexão, carinho, gentileza, humanidade.

* Coloquemos luz e o escuro se afasta! Coloquemos consciência e a inconsciência vai se afastando. A consciência e a inconsciência são incompatíveis, se uma está presente a outra se afasta. Temos que escolher o que deve estar presente em nossa alma!

* Os pensamentos são forças geradoras de energia emocional, mental e física. Durante as aulas me auto-observo e identificando pensamentos impacientes vou interrompendo-os, desconstruindo-os. Um passo muito importante é me educar para parar de produzir pensamentos hostis, pensamentos de impaciência, pensamentos de raiva.

Continuarei no próximo capítulo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

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