sábado, 24 de agosto de 2019

Desrespeito ao livre arbítrio (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.15

A verdade é simples e humilde, luz, os únicos que a rodeiam são as almas-mariposas!

----------------------------------

Muitos atos de desrespeito ao livre arbítrio são produzidos por egos de "intolerância". Pressionar ou impedir que uma pessoa frequente esta ou aquela religião, agredir uma pessoa porque a sua natureza é homossexual, etc.

Outros desrespeitos são produzidos por outros egos, como por exemplo o ciúmes. Por ciúmes algumas pessoas aprisionam outras...

Pais agressivos desrespeitam o livre arbítrio dos filhos, maridos agressivos desrespeitam o livre arbítrio de suas esposas, pessoas autoritárias desrespeitam o livre arbítrio de outras, etc.

A inconsciência, egos, se utiliza da força bruta, ou do poder financeiro, ou de sua autoridade, etc, para explorar outras pessoas, forçando-as a satisfazer seus gostos...

Tenho trabalhado muito para desconstruir os egos que me levam a desrespeitar o livre arbítrio alheio. Parar de recriminar o gosto musical que não me agrada, parar de induzir as pessoas a satisfazerem os meus desejos, não usar a minha autoridade como pai no sentido de desrespeitar meu filho e filhas, não usar a minha posição como professor para desrespeitar alunas(os), etc.

Os egos são muito sutis, as vezes desrespeitamos o livre arbítrio alheio com piadas aparentemente inofensivas, mas que machucam.

Não tenho o poder de fazer com que as pessoas me respeitem, mas tenho o poder de RESPEITAR as pessoas. Não tenho o poder de fazer as pessoas me amarem, mas tenho o poder de AMAR as pessoas! 

Respeitar o livre arbítrio é uma arte. Quanto mais eliminamos os diferentes egos, mais vamos respeitando os SERES.

Amanhã eu voltarei a escrever e vou refletir sobre a luta em defesa da própria integridade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário