domingo, 11 de agosto de 2019

Acender a luz e afastar o escuro (Desconstruindo a impaciência) - cap.09

A noite não tem fim, quando o escuro da inconsciência apaga a luz interior... Quem traz a noite dentro de si pode caminhar sobre o amanhecer, e ainda assim leva a alma nas trevas. 

A luz da vida não se apaga, quando o SER é feliz por estar desperto! Quem traz a flor dentro de si pode caminhar sobre o cemitério e ainda assim segue exalando perfume!

---------------------------

Desconstruir o viver acelerado é um processo de reeducação mental, emocional e física; pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Meu passo a passo é observar o problema, identificar como funciona, refletir pra compreendê-lo e descobrir a sua FALTA DE SENTIDO! Depois vou trabalhar para desconstruir o defeito psicológico.

Viver de forma acelerada me leva a produzir ansiedades constantes, me estimula a ter atitudes precipitadas, impulsivas, me educa para não ter o controle de mim mesmo. Isto não me serve.

Disciplinas pra desconstruir o viver acelerado:

* Meditação (escrevi um livro sobre esta prática, pode ser encontrado na página www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br);

* Exercícios diários educando pra mastigar os alimentos e beber água de forma consciente e tranquila. Todos fazemos de duas a três refeições diariamente e frequentemente bebemos água, se criarmos uma disciplina para viver estes momentos de forma tranquila e serena, estaremos incluindo em nossas vidas várias doses de um remédio curativo! Paz!

* Exercício de concentração durante alongamentos físicos. Fazer de três a cinco minutos de alongamentos físicos, uma ou três vezes por dia, é um gesto de amor para como o nosso corpo físico. Estes exercícios protegem a nossa saúde e previnem muitos problemas. Se fazemos cada posição do alongamento, de forma concentrada, sem conversar, trabalhando para manter a mente em silêncio, estamos nos educando pra ter um controle do centro mental e emocional, desacelerando estes centros.

* Exercício de concentração durante o banho e momentos de higiene pessoal. Todos os dias tomamos banho e escovamos os dentes. Se criarmos uma disciplina pra vivermos estes momentos de forma atenciosa, exercitando a concentração, o silêncio interior, educando a mente para ser passiva, parando a tagarelice mental, exercitando a auto-observação psicológica, estaremos criando uma ferramenta poderosa de transformação interior.

* Exercício de limpeza dos pulmões. Se criarmos um momento em nossos dias pra fazermos uns QUARENTA SEGUNDOS APENAS de inalação e exalação, pra limparmos os pulmões, de forma concentrada, trabalhando a serenidade mental, serão doses homeopáticas de amor para com o corpo físico e para com a alma! Este exercício pode ser feito no momento do despertar e ao deitarmos para dormir. Sugiro que revejam as orientações que já escrevi sobre a limpeza dos pulmões. (livro "Tristeza e Depressão", cap.17 e 39; livro "Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor", cap.224

Os exercícios acima são super simples, podem ser feitos nas atividades que já fazem parte das nossas vidas (refeições, higiene pessoal, acordar e deitar pra dormir), somente os alongamentos físicos exigem um pequeno esforço pra serem inseridos na rotina diária.

No próximo capítulo vou complementar estas sugestões de disciplinas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e outros que o complementam

Nenhum comentário:

Postar um comentário