domingo, 18 de agosto de 2019

Eliminando os egos (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.10

Discriminar quem discrimina é ser preconceituoso contra o preconceito!

-----------------------------------

Para eliminar os egos é importante identificá-los, observá-los, estudá-los, compreendê-los.

Quando descubro a falta de sentido dos egos eu busco criar disciplinas para eliminar estes defeitos.

Os espaços não ficam vazios, se buscamos tirar os egos precisamos colocar a consciência no lugar! Retiremos a intolerância e coloquemos a tolerância, retiremos a impaciência e coloquemos a paciência, retiremos a revolta e coloquemos a resignação, etc. Coloquemos a luz e o escuro se afasta!

Todas as virtudes se manifestam com a consciência se movimentando por meio da "auto-observação", "observação", "reflexão", "intuição" e atitudes sensatas. Se sabemos disto, então podemos nos educar para o "viver em atenção", para a ação reflexiva.

Nestas mensagens que estou escrevendo estou sugerindo algumas reflexões para serem usadas pela consciência, para que ela se torne ativa, para que desperte.

Quando os egos se manifestam, havendo uma compreensão do trabalho que estamos fazendo, compreendendo a falta de sentido destes egos, aos poucos podemos frear estes defeitos, usando da nossa força de vontade para contê-los, enfraquecê-los. E ao mesmo tempo vamos colocando a reflexão no lugar. As mudanças são gradativas. Aos poucos vamos aprendendo a interromper os pensamentos intolerantes, preconceituosos, raivosos, etc. Vamos aprendendo a parar de produzir as emoções inconscientes, pesadas, de raiva, de ressentimentos, de vingança, etc. Aos poucos vamos mudando as nossas atitudes inconscientes.

Além deste trabalho eu também uso da ORAÇÃO. Em outro livreto escreverei apenas sobre as orações. 
Eu trato a espiritualidade de uma forma científica. Não frequento nenhuma religião.

No próximo final de semana voltarei a escrever e vou refletir sobre o respeito ao livre arbítrio, o racismo, a homofobia, etc.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário