sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A empatia no ato de ensinar (Desconstruindo a impaciência) - cap.05

O toque de carinho puro é uma luz que ilumina a pele e aquece o coração!

----------------------------

A empatia é a condição onde eu me coloco no lugar da outra pessoa e procuro compreender o seu estado mental ou emocional. A empatia também orienta o meu comportamento no sentido de adequar as minhas atitudes ao nível de consciência da pessoa com quem eu me relaciono.

Quando estou começando a conhecer uma pessoa é prudente que a relação seja de muita observação, falar menos, ouvir e observar mais.

Por exemplo, eu não posso fazer as mesmas brincadeiras com pessoas diferentes, o que agrada uma, pode desagradar a outra. Certos comentários podem machucar pessoas que estejam passando por algum tipo de problema emocional e estes mesmos comentários podem gerar reflexões interessantes com outra pessoa. Cada ser humano é um universo único! E como a descoberta dos outros seres é infinita, é importante que em todos os momentos haja uma relação muito atenciosa, com muita observação, intuição. 
Em todo relacionamento lidamos com universos infinitos, mesmos que estejamos convivendo com a pessoa há décadas!

A empatia é um instrumento usado por muitas virtudes, inclusive a virtude da "paciência".

Dando aulas há mais de dezenove anos ininterruptamente eu necessito desenvolver a paciência diariamente! A paciência me permite ajudar muitas pessoas em suas limitações, de uma forma amorosa, fraterna.

Algumas pessoas possuem limitações emocionais, outras, mentais. Eu preciso estar em estado sereno para que a minha intuição conduza uma instrução consciente.

Quase sempre eu necessito me colocar no lugar da pessoa que está aprendendo comigo e refletir: "Ela não está errando por maldade, está errando porque não está conseguindo acertar!" Quanto mais sereno e gentil eu sou, melhores condições a pessoa tem de se manter tranquila, e na tranquilidade ela consegue se desenvolver melhor.

Eu ficaria tranquilo com um professor me cobrando de forma rude? Com um professor me expondo no grupo? Tudo o que poderia me fazer sofrer eu busco não fazer com as pessoas que estão aprendendo comigo, e para isto é necessário um constante exercício de empatia.

Todas estas reflexões me ajudam a fortalecer a virtude da paciência e desconstruir as atitudes inconscientes do ego da "impaciência".

No próximo capítulo vou escrever sobre um ego que normalmente é criado pelo ego da impaciência, o hábito de agir, pensar ou sentir de forma acelerada, o que nos educa para sermos pessoas precipitadas, impulsivas, com atitudes sem reflexão.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e outros que o complementam

Nenhum comentário:

Postar um comentário