sábado, 17 de agosto de 2019

Despertando a tolerância (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.06

A fé é o amor, consciência. Quando desperta, mesmo sendo grão de mostarda, move as montanhas dos sofrimentos, retirando-as do caminho.

---------------------------

Por várias vezes eu fiquei aborrecido com pessoas que cruzaram o meu caminho e me trataram mal. Atendentes de lotérica, padarias, supermercados, cartórios, etc. Com o passar do tempo eu fui compreendendo estas inconsciências.

De uns tempos pra cá eu estou aprendendo a conviver com o óbvio! O fato de que cada pessoa é diferente, umas nos agradam e outras nos desagradam, e não somos obrigados a agradar uns aos outros. Algumas pessoas são gentis, outras são grosseiras, cada uma com um nível de consciência diferente. Todas estão no planeta e é inevitável que nos encontremos com elas.

De uns tempos pra cá eu estou aprendendo a ficar em paz diante de pessoas que se comportam de forma desagradável comigo. Pode ser o jeito de ser destas pessoas, pode ser por um problema que estão passando e elas não percebem que estão descarregando nos demais, ou podem ser outras causas.

Quando eu "não tolero" as pessoas, me revolto, fico com raiva, estou sendo manipulado pelas circunstâncias e me envenenando! Eu não posso mudar as pessoas, mas posso mudar a forma como me comporto diante do prazer e do desprazer.

Somos nós quem produz as energias em nosso interior. Nós produzimos o ressentimento, a raiva, o desejo de vingança, etc. Os mesmos estímulos que nos fazem produzir estas energias, são oportunidades pra produzirmos a serenidade, o perdão, a humildade, a tolerância, a resignação, etc. 

Ou somos conscientes e nos tornamos donas(os) dos nossos pensamentos, emoções e atitudes, ou somos inconscientes e somos manipulados pelos nossos egos, ignorâncias.

Para desconstruirmos estes egos é importante que nos auto-observemos, reflitamos sobre os nossos pensamentos, emoções e atitudes, descubramos estes egos e a falta de sentido neles, e comecemos a frear estas inconsciências, aos poucos, e coloquemos no lugar a reflexão, o bom senso, a atitude consciente, seja mental, emocional ou física.

Desconstruir egos e despertar a consciência é um trabalho que requer paciência, tempo, dedicação. É um processo semelhante a reeducação alimentar. Não é do dia para a noite que deixamos de ser quem temos sido ao longo de tantos anos!

Amanhã eu voltarei a escrever e vou refletir sobre a "resignação".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário