sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Preconceitos (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.12

O Sol ilumina o dia, a consciência ilumina a alma!

-----------------------------------

Preconceito: opinião ou sentimento produzido sem um juízo crítico, ou seja, inconsciente.

Da intolerância nascem os preconceitos!

Os preconceitos são mentais ou emocionais e se tornam "gatilhos" que geram as atitudes agressivas, com palavras ou gestos. Os preconceitos geram muitas guerras e no fundo tem como origem os egos de intolerância!

Imagino que a mídia, inocentemente, irresponsavelmente, criou a rixa entre brasileiros e argentinos, provavelmente com as comparações entre Pelé e Maradona.
Certa vez meu filho me contou um relato sobre um jornalista que estava cobrindo um evento esportivo. Alguns torcedores, ouvindo o jornalista falar em espanhol, disseram: olhá lá, ele é argentino! E partiram pra cima do jornalista que se defendeu dizendo: no, no, sou venezuelano! Triste, não é mesmo?! Loucura humana...
A mídia esportiva gosta de criar rixas pra incitar os ânimos, e fizeram isto com vários times, com vários grupos, países, times, estados, etc.

Muitas pessoas alimentam ódio doentio por conta de rixas que viraram preconceitos. E muitas pessoas nem sabem a origem destas rixas! Este preconceito se torna cultural e vai passando de pai pra filho... Gerações de Israelenses e Palestinos vão nascendo dentro deste preconceito e aprendem desde crianças a terem ódio do rival...

Compreendo que é fundamental que reflitamos muito sobre as intolerâncias, os preconceitos gerados por elas, e os atos loucos movidos por estes egos. E trabalhemos para desconstruir todas estas engrenagens, para despertarmos a consciência!

Amanhã eu voltarei a escrever.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário