domingo, 18 de agosto de 2019

A resignação (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.07

Buscas encontrar um fim ou se tornar o infinito?

-----------------

A resignação é a inteligência suportando de forma consciente o desprazer que não pode ser transformado no momento. "Se não tem remédio, remediado está!"

Tolerância X Resignação

Se uma pessoa, no seu direito, de acordo com o livre arbítrio, está desfrutando de uma energia que não me faz bem, no seu espaço, eu devo TOLERAR. É um direito desta pessoa. Quando eu estou doente, sentindo dor, devo me RESIGNAR, suportar o sofrimento enquanto faço algo para me livrar dele.

Quando não me resigno eu me REVOLTO, atuo com o ego da raiva. Ficando nervoso eu diminuo o meu auto-controle, bloqueio a minha intuição, limito o meu potencial de encontrar uma solução. A resignação é inteligente, suportar de forma consciente, e seguir buscando uma solução.

Resignar-se não significa se acomodar, se entregar, significa manter-se consciente enquanto se busca resolver o problema. Se você estiver sofrendo, ficar com raiva vai potencializar a dor! Pra que piorar o sofrimento?

Por pior que seja o sofrimento, a revolta só piora a dor. Não há sentido para os egos, eles não trazem nada de construtivo. Saber disto não é o suficiente para mudar, os egos são defeitos, hábitos, precisam ser desconstruídos com muito trabalho.

Furou o pneu do carro, cai e machuquei a perna, fui demitido do emprego, etc, etc, etc. Diante dos desprazeres da vida a resignação é o caminho sensato, respirar fundo e buscar a serenidade para que a intuição nos ajude a encontrar uma possível solução, ou uma forma de amenizar o sofrimento.

Nos relacionamentos é importante que as pessoas tolerem (TOLERÂNCIA) certas características umas nas outras, pois além das afinidades também existem as diferenças. Suportar por RESPEITO ao livre arbítrio alheio.

Nos acidentes, doenças, problemas financeiros, etc,  é importante que tenhamos a RESIGNAÇÃO, serenidade no agir, auto-controle. Suportar por inteligência, para não piorar as coisas.

No ato de esperar por algum resultado, por alguém, por algo, é importante que tenhamos a PACIÊNCIA. Suportar a espera.

Tolerância, Resignação, Paciência, atitudes inteligentes no ato de SUPORTAR certas situações e manter-se serena(o).

No próximo capítulo vou escrever sobre os conflitos traumáticos.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário