domingo, 4 de agosto de 2019

A arte da espera (Desconstruindo a impaciência) - cap.04

A riqueza produzida pelo egoísmo é o desamor cavalgando nas costas da pobreza...

----------------------------

Os vários egos de impaciência possuem uma característica em comum, a falta de capacidade de "esperar". No ato de ensinar, não saber esperar que a pessoa aprenda; nas filas, não saber esperar ser atendido(a); nas circunstâncias da vida, não saber esperar o fluxo dos acontecimentos, etc.

Os egos que se associam com os egos da impaciência normalmente são a "ira" e a "ansiedade". Se desconstruímos os egos da impaciência, os demais que se relacionam com eles vão enfraquecendo e morrendo também. Se desconstruímos os egos da "ira", começamos a tirar alimentos de vários outros egos que se relacionam com a ira, inclusive os egos da impaciência. Se vamos desconstruindo as energias de ansiedade, vários egos também vão perdendo força, pois muitos estão associados com a ansiedade.

Como havia comentado, para desconstruir todos os egos eu trabalho com a auto-observação, reflexão e compreensão sobre estes defeitos, retirando o sentido de ser destes hábitos. Compreendendo a falta de sentido dos egos, os males que eles geram, trabalho freando aos poucos as ações destes hábitos, enfraquecendo-os. Ficamos muitos anos em nossas vidas alimentando estes defeitos psicológicos, agora não podemos esperar que eles desapareçam de um dia para o outro.

* Impaciência nas filas - O que eu ganho ficando impaciente? Ajudo alguém? Se eu não posso ficar na fila então o sensato é me retirar. Se eu não posso me retirar, então o sensato é ficar e me manter tranquilo. O que eu ganho reclamando? Reclamando me torno uma pessoa desagradável, gero uma energia pesada no ambiente, podendo contaminar as pessoas ao redor.

"Para o que não há remédio, remediado está!" Se eu não tenho outra opção além de esperar, então exercito a espera serena.

As pernas ficam tremendo com a ansiedade? Aprendo a relaxar. Os egos da ira ficam criando pensamentos revoltados, vou interrompendo estes pensamentos e mantendo-me tranquilo.

Se eu tiver que tomar alguma atitude caso a espera esteja sendo motivada por alguma circunstância injusta, posso agir de forma serena, educada. Tudo o que a raiva pode fazer, a serenidade tem um potencial de fazer mil vezes melhor!

Não há sentido para os egos.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e outros que o complementam

Nenhum comentário:

Postar um comentário