sábado, 31 de agosto de 2019

A legião da Ira (A Raiva) - cap.03

As pessoas inimigas me presenteiam com o maior desafio do amor, amá-las!

----------------------------------

Na natureza os fenômenos se desenvolvem dentro da dualidade. 

Quando despertamos uma energia inconsciente ela tem a TENDÊNCIA de se desenvolver e se não for interrompida vai destruir o que estiver no seu caminho. Descuidamos do jardim e a tendência é nascer MATO. Se não houver alguma ação o mato vai crescer até matar todo o jardim.

Quando despertamos uma energia CONSCIENTE ela irá sentir a necessidade de se expandir, mas, a consciência não se desenvolve por tendência, ela é fruto de trabalhos conscientes. Da mesma forma que um jardim, a consciência não fica bonita por tendência, e sim pelo trabalho da alma-jardineira.

A tendência não requer esforço, é a degeneração, destruição. A consciência requer trabalho, disciplina, reflexão, revolução, transformação de ordem superior.

As pequenas manifestações da ira que eu comentei no capítulo anterior, por serem inconscientes, começam a se desenvolver e se tornam uma legião de defeitos psicológicos.

Pequenas raivas por perder algo de pequeno valor, por pequenos acidentes, pelo fato de alguém discordar da nossa opinião, etc. Estas raivas estão ligadas ao comportamento de "intolerância", "falta de resignação", "impaciência", conforme escrevi no livro anterior. Todas estas atitudes são ignorantes, destrutivas, sem sentido.

Os seres humanos, por falta de maturidade, temos uma tendência ao egoísmo, e dentro deste egoísmo criamos os egos.

A ira, como toda tendência, seguiu se desenvolvendo em nossa alma, adormecendo a nossa consciência. As reações nervosas foram aumentando e começaram a surgir as agressões verbais e físicas em vários níveis.

Com o passar do tempo fomos criando os vocabulários da Ira (os palavrões), os comportamentos da ira (bocas, caras e gestos), e todas estas manifestações estão associadas as emoções da raiva.

No próximo capítulo vou escrever sobre a desconstrução da Ira.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário