sábado, 17 de agosto de 2019

Produzindo o saber (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.02

Corpos deslizam no asfalto da vida... Destinos os movem na trilha do tempo e a morte os aguarda sem pressa, em algum lugar logo à frente.

---------------------------

Os conceitos, ideias, nos ajudam a compreender os fenômenos, nos ajudam a ver este fenômeno e compreendê-lo. Quão mais simples, preciso e profundo o conceito, mais clara é a compreensão sobre o mesmo.

Se buscamos compreender os egos e as virtudes é importante que saibamos explicá-los para nós mesmos.

Escrevo sobre estes fenômenos de acordo com o meu nível de consciência. Por ter este propósito, compartilhar estudos, eu gero em minha vida uma força que me move na direção da investigação, pesquisando, exercitando, trabalhando pelo despertar da minha consciência.

Recentemente li um artigo interessante sobre a forma como o nosso cérebro aprende:

10% vendo, 20% ouvindo, 30% observando, 50% vendo e ouvindo, 70% refletindo com os outros, 80% fazendo, 95% ensinando aos outros.

Com a auto-observação psicológica e os exercícios de relaxamento, concentração, meditação, desdobramento astral e outras disciplinas, nós podemos observar a nós mesmos, nossos pensamentos, emoções e atitudes. Com estas práticas estamos "vendo", "ouvindo", "observando" a nós mesmos, e estamos "fazendo", praticando o autoconhecimento.

Se temos o mérito de conviver com pessoas com as quais temos afinidades e podemos "refletir" sobre estes assuntos, estamos  potencializando ainda mais o aprendizado, a formação do "saber" de si, autoconhecimento.

Durante as reflexões temos várias oportunidades de ensinar o nosso ponto de vista ao explicá-lo para a outra pessoa. Quem ensina é quem mais aprende!

Em várias situações eu busco ministrar conferências sobre o autoconhecimento, ensinar técnicas, e durante estas atividades eu abro espaço para perguntas e nestes momentos tenho a oportunidade de refletir com as pessoas. 

Escrever estes livros é uma forma diferente de exercitar o ensinar, e com esta prática eu aprimoro ainda mais o aprendizado do autoconhecimento. Quando despertamos a nossa consciência, ela naturalmente traz em si a sabedoria e o amor que nos move a estes exercícios solidários, compartilhar saberes.

Quanto eu mais me esforço para ensinar, mais eu aprendo!

Com este capítulo eu deixo a sugestão de formas para potencializar o despertar da consciência, formas de enriquecer o auto-conhecimento.

No próximo capítulo vou refletir sobre a virtude "Tolerância".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário