domingo, 11 de agosto de 2019

O caminho favorável (Desconstruindo a impaciência) - cap.10

A força é o resultado do esforço correto e o descanso necessário, em harmonia.

Descanso demais enfraquece a vontade, descanso de menos debilita o corpo e pode alimentar a irritabilidade ou a depressão.

A sociedade criamos um sistema competitivo gerando desequilíbrios, expectativas, ansiedades, desarmonias físicas e psicológica. Muitos perderam o merecimento de ter o repouso necessário, acabam vítimas do próprio carma. Como reverter? Amor!

Compreendo que trabalhar pelos semelhantes, desinteressadamente, nos dá o merecimento de construir uma vida saudável.

----------------------------

Vivemos uma época onde somos bombardeados com informações e atividades, excessivamente! Televisão, celular, internet, etc. Hoje os aparelhos de celular estão facilitando o acesso a informação, de uma forma tentadora. Muitas pessoas estão ficando conectadas por muitas horas, diariamente, e este excesso de estímulos faz a mente humana ficar ainda mais acelerada, acelerando também o centro emocional e o corpo. Muitas pessoas estão ficando escravas do celular, escravas do desejo de estar conectadas... Dirigindo, comendo, na academia, correndo, etc. Muitos acidentes estão acontecendo por causa destes costumes e o adormecimento das consciências está se potencializando. 


A sociedade moderna criou um sistema de idiotização coletiva! Lamentavelmente...

Os exercícios que estou sugerindo, para desconstruir esta vida acelerada, seguem o rumo do CAMINHO FAVORÁVEL, o caminho simples. São exercícios curtos, incluídos em atividades que já fazem parte das nossas vidas (refeição, banho, deitar, etc). São eficientes, sem contra indicações, e simples de serem praticados.

Pra fazermos estes exercícios não precisamos criar um ambiente pra meditar, acender um incenso, fazer uma oração... Não, são super simples!

Não precisamos ir para uma escola, para um templo, dedicar várias horas da nossa rotina, etc.

Quando vamos para uma academia começamos fazendo exercícios com pesos leves, depois vamos aumentando gradativamente, de forma disciplinada e inteligente. Para o despertar da consciência é importante a força de vontade, a disciplina, a determinação a continuidade. Estou sugerindo disciplinas para começarmos devagar, fortalecendo os músculos da consciência, até que consigamos executar disciplinas mais intensas.

Começar de leve, o caminho favorável, o menor esforço, o mais simples possível, agir com inteligência.

No próximo capítulo vou escrever sobre a auto-observação psicológica durante as disciplinas que sugeri.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e outros que o complementam

Nenhum comentário:

Postar um comentário