sábado, 17 de agosto de 2019

Duros professores (A tolerância, a resignação e o respeito ao livre arbítrio) - cap.04

Viver é estar diante da Esfinge, "Decifra-me" é o despertar da consciência, "Te Devoro" é o ego.

---------------------------

Eu trabalhei em uma escola por mais de treze anos. Presenciei várias mudanças na Direção da escola e mudanças de funcionários em várias áreas. Em certa época entraram funcionários que criaram conflito comigo, foram dois homens.

Por conta do acontecido eu fui atacado por vários egos da Ira, criei "ressentimentos", "desejos de vingança", etc. Fui forçado a fazer muitas reflexões e tive que fazer muitos exercícios de tolerância. Por anos eu convivi no ambiente onde estas pessoas estavam, foi um rico aprendizado pra mim. A situação se armou de um jeito que eu não podia denunciar estas pessoas, senão iria  prejudicar várias outras. Refleti bastante e resolvi "perder a razão" pra ganhar a paz e não prejudicar outras pessoas!

Aos poucos eu fui desconstruindo os pensamentos e emoções hostis, aprendendo a respeitar o direito destas pessoas de não terem afinidades comigo. Fui aprendendo a ser educado, me aproximando destas pessoas somente em casos que não pude evitar, falando apenas o necessário, etc.

Recentemente o destino nos afastou e agora, depois de anos de tolerância, estas pessoas já não estão mas no meu caminho. Estes dois homens foram meus professores, duros professores... Com eles eu fui forçado a aprender a observar, refletir e compreender as energias da Ira, dos Ressentimentos, do Orgulho, etc, e desconstruir estes egos. Fui forçado a despertar as virtudes da Tolerância, da Serenidade, da Humildade, e outras. Tive  que colocar luz para afastar o escuro-ignorância dos egos.

Todos nós sabemos que na existência "tudo passa", tanto as coisas boas, quanto as ruins. Enquanto estamos vivendo nossas lições é importante  aprendermos o máximo possível com elas, pois vão passar... Se ficamos reclamando,  xingando, brigando, o que é ruim fica pior! Pra que piorar o que já não é bom?

Consciência é inteligência! Os egos são ignorância, não possuem sentido, só nos fazem criar infernos em nossas vidas.

No próximo capítulo vou refletir mais um pouco sobre este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário