sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A grandiosidade do saber (Consciência Social - Brasil 2017) - capítulo 3

A vaidade morreu no interior daquele que despertou, pois na luz não há sentido para o desejo de ser visto!

-----------------------------

Todos os fenômenos naturais são fontes de sabedoria. Os seres humanos temos descoberto alguns aspectos da sabedoria por trás da natureza. A tabela periódica, a fotossíntese, as propriedades curativas de muitas ervas, o funcionamento de parte do universo que é o corpo humano (sistema linfático, sistema esquelético, sistema digestivo, sistema muscular, os cinco sentidos, os órgãos e suas funções, etc, etc, etc). Descobrimos tanto saber por trás da natureza e ainda, com certeza, sabemos muito pouco...

As áreas do conhecimento humano se desdobraram de forma assombrosa, e tudo foi construído aos poucos, ao longo da existência desta nossa raça. Cada ser humano deu sua parcela de contribuição para a formação de todo o saber que hoje temos. O computador que hoje temos já passou por muitas transformações, muitos seres humanos contribuíram para ele chegar onde chegou. A linguagem, a escrita, o lápis, o papel, o quadro, o giz, a máquina de escrever mecânica, a máquina de escrever elétrica, os computadores primitivos, etc. Milhares de pessoas estiveram envolvidas, direta e indiretamente em todos os processos.

Os desenvolvimentos em uma área do saber contribuem para o desenvolvimento de outras áreas. A ciência se beneficia das descobertas na área da eletrônica, da engenharia, da medicina, da informática, das artes, das telecomunicações, da história, da geografia, da biologia, etc. As áreas se beneficiam umas das outras. Todos os fenômenos na natureza são uma grande conexão harmoniosa entre si, engrenagens vivas! Nós seres humanos, conscientes ou inconscientes deste processo, acabamos seguindo o mesmo rumo ao construirmos os nossos saberes que se relacionam uns com os outros, engrenagens.

Uma simples geladeiras, para ser montada, precisa da participação de muitas áreas. Sua construção depende da extração do ferro; depende dos profissionais que cuidam da parte elétrica; depende dos profissionais que cuidam da parte de refrigeração; depende dos profissionais que fabricam os componentes de plástico; depende dos profissionais que trabalham na arte de criar as diferentes formas para ela; depende das transportadoras que transportam as matérias primas para a construção das suas partes, dependem de fábricas e distribuidoras; etc. Uma pessoa sozinha consegue produzir uma geladeira?

No próximo capítulo vou fazer reflexões baseadas na mensagem deste capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário