domingo, 17 de dezembro de 2017

Desfazendo nódulos antigos (A Consciência) - cap.183

Criança é aquela que se despiu do ego, sua nudez é o frescor da manhã, no pensar, sentir e agir, dela é o Reino do Céu, Céu que é o amor em si!

-----------------------------

Meus filhos estão nesta minha existência há vinte anos, os gêmeos, e vinte quatro anos, a mais velha. Aos poucos vou descobrindo questões que temos um com o outro, são questões antigas! Onde foram criadas? Não vejo explicação a não ser na possibilidade de outras existências. Eu sei que preciso resolver estas questões e aprender com elas. Depois que tiver aprendido as lições eu compreendo que talvez nos separemos, faz parte desta escola da vida. Enquanto eu não aprenda ficarei preso a certos sofrimentos, não terei como fugir.

Também existem problemas que foram gerados na infância deles e que eu não tive consciência para perceber. Estes problemas cresceram e hoje se tornaram egos com raízes.

Atualmente eu trabalho pra ir compreendendo estes nódulos antigos, preciso desfazê-los. A ferramente principal para eliminar os ressentimentos antigos e novos continua sendo a que relatei nos capítulos anteriores.

Desfazer os ressentimentos é uma questão, mas existe outra, despertar a virtude da tolerância para parar de produzir novos ressentimentos.

Em família muitos de nós temos que trabalhar sobre egos antigos que geram desarmonias, ao mesmo tempo temos que trabalhar para não criar novos egos, novos ressentimentos. 

Tempos atrás a minha caixa de mensagens eletrônicas estava cheia. Estabeleci uma disciplina para responder uma mensagem e apagar duas. Aos poucos minha caixa de mensagens ficou limpa, agora preciso fazer a manutenção! Sempre chegam mensagens novas e eu tenho que resolver e limpar. Assim é a vida em todos os aspectos. Limpamos a casa e precisamos fazer a manutenção. Quando fazemos a manutenção tudo permanece em ordem e não necessitamos fazer muitos esforços, é uma técnica inteligente e eficaz. A preguiça deixa acumular e depois fica fugindo do trabalho.
Em relação aos egos a situação é a mesma, ir limpando os egos antigos e fazendo a manutenção para não criar novos egos.

Deixo como sugestão a ferramenta reflexiva que uso para eliminar ressentimentos, antigos e novos. Sugiro leituras e releituras destes últimos capítulos.

No próximo capítulo vou fazer reflexões sobre o Respeito, o que já fiz em muitos outros textos. No aprendizado é fundamental a repetição de princípios básicos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário