domingo, 10 de dezembro de 2017

Eliminando o ego da impaciência (A Consciência) - cap.173

O canto dos pássaros é a luz da manhã no horizonte do olhar que escuta o amor!

-----------------------------

Para eliminar cada ego eu tenho que desenvolver ferramentas apropriadas. Algumas ferramentas servem para a eliminação de todos os egos, como por exemplo a "auto-observação", a "reflexão", a "intuição", a "vontade".

Para eliminar os egos eu trabalho colocando as virtudes no lugar das inconsciências, por meio da reflexão. Minhas ferramentas são mentais.

A impaciência é um ego e como todo ego, possui em si vários egos da impaciência, todos da mesma família. A impaciência que se manifesta no ônibus, na escola, na cozinha, no trabalho, no relacionamento afetivo, nas filas, durante as refeições, etc. Todo ego é uma legião!

Sou professor de música e quando vou ensinar, o ego da impaciência se manifesta não tolerando esperar que o aluno aprenda. Desta impaciência surge a ira e as atitudes arrogantes.
Quando percebo a impaciência surgindo reflito que aprender é com o aluno, ensinar é com o professor. A minha função é apenas ensinar com carinho. Se o aluno errar mil vezes, ensino mil vezes. Se acabou o tempo de aula, nos despedimos e nos encontramos na próxima aula. Aos poucos o aluno vai se desenvolvendo, de acordo com o seu potencial. A impaciência é uma ignorância, um desrespeito, um desamor. O aluno não erra porque quer, ele erra porque não está conseguindo aprender. Se eu o tratar mal ele terá mais dificuldade de aprender, se eu o tratar com carinho ele terá mais facilidade para aprender. Qual o sentido da impaciência? Nenhum! Por isto é uma inconsciência.

Cada aluno é um SER diferente com limitações diferentes, quando está com dificuldades eu uso da observação, reflexão, intuição e busco compreender a melhor forma de ajudá-lo.

Todas as reflexões que coloco no lugar do ego da impaciência, são as ações da virtude da paciência! Eu elimino um ego colocando a virtude no seu lugar, tiro a escuridão, jogando luz no ambiente.

No caso da virtude da paciência no ato de ensinar, as ferramentas básicas, modo de agir da virtude da paciência, são as chaves: aprender é com o aluno, ensinar com o professor. O aluno não erra porque quer, mas porque não está conseguindo aprender. O aluno precisa de carinho, amor, respeito, para ter mais facilidade para aprender. Respeitar o tempo do aluno, o tempo que ele necessita para aprender, fazer companhia, fazer os exercícios com ele, serenamente.

Para os egos da impaciência nas filas eu tenho ferramentas diferentes. Vou exemplificar no próximo capítulo.

-----------------------------

Sugiro a releitura dos capítulos iniciais deste livro. Esta obra é para estudo, não é um livro para alimentar curiosidades, não é um romance, não é uma ficção. As releituras, reflexões, exercícios precisam ser constantes para o desenvolvimento da compreensão e aprimoramento da arte do despertar da consciência.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário