domingo, 3 de dezembro de 2017

A árvore-ego ( Consciência Social - Brasil 2017) - capítulo 11

A joia do despertar é para o garimpeiro sereno, ausente das ansiedades, filhas dos desejos. A paz só pode brotar da paz!

-----------------------------

O ego, defeito psicológico, é uma árvore que desde o nascimento desenvolve raízes dentro da alma. Quão mais profundas as raízes, mais prisioneira deste defeito a alma se torna.

Nós seres humanos criamos vários egos, como por exemplo a ira. Depois de criada, a ira nos escraviza, em maior ou menor escala. Muitas pessoas estão dominadas pela ira, se revoltam por qualquer picuinha. Neste caso a ira lançou raízes profundas na alma destas pessoas e passou a controlá-las.

É trabalhoso retirar uma árvore com raízes profundas! Vamos cortando os galhos, depois vamos cortando o tronco, depois temos que cavar profundamente para extrair toda a raiz.

A humanidade criamos defeitos coletivos, podemos chamá-los de egos da coletividade. Estes vícios possuem raízes profundas na alma da nossa humanidade, nossa história. Retirar estes defeitos não é simples.

Temos raízes de maus tratos a mulher, raízes de racismo, raízes de fanatismos religiosos, raízes tiranias, raízes de competições, raízes de exploração do homem pelo homem e da natureza pelo homem, etc. É simples eliminar estas raízes de inconsciência da alma da nossa humanidade?

Os seres humanos nos desenvolvemos muito tecnologicamente, mas em matéria de consciência, eu compreendo que estamos muito atrasados! Nesta questão, muitos seres humanos ainda estão na idade da pedra, assim eu compreendo. Seres bárbaros, primitivos, andando de avião, falando ao celular, dirigindo automóveis, etc.

O  Brasil está vivendo uma fase delicada, marcada pela corrupção no governo e em vários escalões da sociedade. Vejo que esta corrupção é o próprio ego, e o ego está dentro dos seres humanos. A corrupção acompanha os seres humanos desde que estes começaram a produzir inconsciências no processo de aprender a viver. Errar faz parte do processo, o problema é ficarmos presos nos erros.

A maioria da humanidade, na minha compreensão, está composta por pessoas que estão passando por diferentes sofrimentos. É fácil tirar estas árvores com raízes profundas? Árvores de inconsciência.... Escravidão humana, exploração capitalista, mídias movidas pelo egoísmo, miséria, fome, cobiça, extravagâncias, etc. 

Uma minoria está aparentando ações conscientes, se preocupando com o todo, com a natureza, com o bem estar  coletivo, lutando para se livrar das competições, etc.

No próximo capítulo farei um relato sobre o tráfico de crianças.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário