sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Perder para poder ganhar (A Consciência) - cap.178

Não perdoar é uma âncora!

-----------------------------

Moro com meus três filhos, um casal de gêmeos e uma moça, são adultos. Já vivemos muitas situações difíceis, como toda família. Em família tenho que trabalhar os meus egos com frequência, para preservar a harmonia entre nós, para proteger o amor.

Como pai preciso educar e neste processo, por vezes, preciso falar certas verdades. Se a minha atuação se torna muito forte eu corro o risco de criar o hábito de ser duro e machucar meus filhos, então preciso observar-me e retirar estes egos que desejam impor suas verdades. 

Quando percebo que a minha razão está fazendo meus filhos sofrerem e nos distanciamos, então eu sinto que tenho que jogar a minha razão no lixo para preservar o carinho, a proximidade, para poder conversar, para poder abraçar. Se eu me omitir com frequência, corro o risco de criar o hábito da omissão!

Muitas vezes o certo não é ter razão e sim saber abrir mão da própria razão. A razão, às vezes, produz mais prejuízos do que soluções.

Não vejo saída, preciso ser consciente! A consciência percebe quando está se excedendo e precisa recuar, ou quando está precisando agir com pulso forte. Equilíbrio!

Voltarei a escrever amanhã e falarei dos ressentimentos e sobre o perdão, nos relacionamentos familiares.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogtspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário