domingo, 17 de dezembro de 2017

O perdão (A Consciência) - cap.181

Uma autêntica liberdade de expressão é o "RESPEITO", suas palavras possuem as asas do amor, verbo livre!

-----------------------------

Muitas vezes alguns comentários me ajudaram a identificar muitos egos. Estou escrevendo reflexões com a vontade de contribuir desta mesma forma, buscando ajudar na percepção de muitos egos em diferentes situações, na família, nos esportes, na religião, etc.

Compreendi que perdoar é o ato de eliminar os ressentimentos. Posso falar mil vezes que perdoo, mas se não eliminar os ressentimentos eu só terei perdoado da boca pra fora. Falar eu perdoo é um pequeno gesto que me ajuda a trabalhar no sentido de eliminar os ressentimentos, mas só é uma pequena parte deste trabalho.

Para eliminar os ressentimentos eu os enfraqueço toda vez que surgem. Os pensamentos agressivos ou maldosos eu procuro pará-los, são egos atacando a pessoa que me prejudicou. Mesmo que a pessoa tenha sido maldosa e mereça ser condenada, eu reflito para compreender e perdoar. Se for preciso tomar uma atitude eu posso fazê-lo sem me alterar emocionalmente, sem a raiva, de forma educada. Se não tiver nada que eu precise fazer então eu apenas trabalho para perdoar. 

No ato do perdão eu me educo para não mais culpar mentalmente a pessoa. Uma estratégia que uso é a de considerar que talvez as ações desta pessoa me afetaram por eu ter feito algo para merecer, em uma provável existência passada. Talvez eu a tenha machucado e agora houve o reencontro e fiquei vulnerável. Desta forma eu me posiciono mentalmente dizendo pra pessoa: talvez eu a tenha feito sofrer no passado e agora você veio se vingar. Agradeço por vir me educar, estou sentindo em mim o sofrimento que provavelmente fiz você sentir no passado... Não vou mais reagir, agora busco a paz! Fique em paz!

Com estas reflexões, ao invés de culpar os outros, eu me vejo como um vilão do passado e isto me ajuda a eliminar as energias dos ressentimentos. Elas vão enfraquecendo e sumindo. Sempre que me lembro da pessoa vivo a tendência de criticá-la, ofendê-la mentalmente, então preciso fazer a reflexão. Isto vai acontecendo por várias vezes, até que estes egos vão ficando fracos e morrendo. No lugar deste ego vai entrando a virtude do perdão.

Se eu tive ou não outras existências, não sei, mas é fato que estas reflexões me ajudam a acabar com os ressentimentos. Só vou largar esta ferramenta no dia que encontrar uma melhor! Continuo com esta ferramente porque o resultado é fantástico! Esta reflexão me ajuda a canalizar o meu poder interior para eliminar as energias dos ressentimentos. Isto me serve para problemas em família, entre amigos, entre desconhecidos, etc.

Perdoar não significa ser tolo. Se a situação pede uma atuação, como disse acima, preciso agir, porém, com educação e sem ressentimentos.

No próximo capítulo vou dar mais um exemplo sobre esta ferramenta de perdoar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário