sábado, 16 de dezembro de 2017

Caso de família (A Consciência) - cap.179

A poesia de amor mergulha no oceano de um olhar que a acolha e submerge n'alma que a absorve com ternura... Quando emerge desta água doce, vem à praia de um Sol-riso em flor!

-----------------------------

Quando meus filhos tinham uns cinco anos, os gêmeos, ocorreu um incidente desagradável.

Eu estava na garagem tocando violão enquanto a minha filha estava brincando na calçada. De repente ela entrou chorando e me disse que haviam mexido com ela. Na hora eu saí para olhar o que ocorreu e ela me mostrou um grupo de adolescentes e adultos que estavam jogando Volei, me disse que eles haviam mexido com ela. O sangue me subiu à cabeça e eu encarei os rapazes e falei em tom alto para ela descer lá que eu queria ver quem iria mexer com ela... Foi um suicídio!

Os adolescentes eram fortes, altos, a maioria bem mais fortes que eu, e eram muitos.

Minha filha desceu, sapateou na frente deles, coisas de criança! Eles ficaram sem ação, acho que uns vinte anjos desceram do céu e seguraram os egos deles! Rsrsrsrsrs

Minha filha voltou e ninguém disse uma vogal sequer, nem reação nenhuma. 

Depois deste incidente já vivi outros e tenho conseguido diminuir a intensidade das reações da ira, hoje ela está bem mais fraca e subnutrida, já consigo agir com mais controle e serenidade. Mas sei que ainda preciso passar por provas duras para avaliar melhor... Não é agradável ter que passar por estas provas, mas sem elas eu não tenho como avaliar como estou.

Depois de alguns sofrimentos eu elaborei a chave que trago comigo há anos, "perder para poder ganhar". Mais teria valido eu perder a razão, segurar o meu ego-monstro do orgulho ferido por terem mexido com a minha filha e resolvido a situação mantendo o controle de mim mesmo. Neste caso poderia ter sido "perder a razão para preservar os dentes!", ou "perder a razão para evitar um possível acidente muito grave.

Me educo para usar esta ferramenta com frequência, desta forma eu não a esqueço. PERDER PARA PODER GANHAR!

Em várias circunstâncias da vida, pequenas ou grandes, esta chave é maravilhosa! Para usá-la eu tenho que estar trabalhando com o ego do orgulho, aprender a abrir mão da minha razão. Esta chave é uma ótima aliada da virtude da "Humildade".

Os confrontos ficam para ultimo caso, quando nenhuma outra estratégia de paz resolve.

No próximo capítulo vou falar do perdão no ambiente familiar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespetar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário