domingo, 3 de dezembro de 2017

Julgar e ser julgado ( Consciência Social - Brasil 2017) - capítulo 13

O apego é o desejo de ser escravo acorrentando a liberdade.

-----------------------------

"Não julgueis, para que não sejais julgados".

Já fiz várias reflexões sobre a Bíblia, neste momento apenas resumo que a Bíblia esteve nas mãos de seres humanos que mandavam queimar outros seres humanos vivos, tiranos, pessoas que torturaram muitas outras pessoas em nome de Deus. Estas pessoas manipularam e tiveram o poder de alterar os textos de acordo com suas vontades.

Alguém confia em livros que foram manipulados por marginais, por assassinos? Depois das centenas de traduções da Bíblia, não houveram adulterações? Porque ocultaram os evangelhos apócrifos? Porque uns homens se acham no direito de determinar o que é certo e o que é errado, o que pode ou não ser mostrado para as pessoas?

Qual o ser humano que vai contratar funcionários para sua empresa e não vai julgar seus antecedentes? Ou vai contratar uma babá para cuidar de seus filhos, sem avaliar os antecedentes criminais desta babá?

Julgar é analisar, refletir.

Sou a favor do "julgue conscientemente, para ser julgado conscientemente". 

Vejo que educar para o não julgar alimenta a "submissão", seres que não questionam, seres que aceitam, que se permitem ser manipulados. Tenho certeza que os seres conscientes como Jesus, Buda e outros, são favoráveis a que cada um julgue, analise, a tudo e a todos, inclusive julgar os líderes religiosos e seus livros sagrados. Os seres conscientes não escreveram os livros sagrados, foram escritos por terceiros.

É importante para mim ser julgado, desta forma posso ser protegido. Se pessoas conscientes me julgarem elas poderão descobrir erros em meus atos e talvez me ajudem a corrigir-me. Faço julgamento sobre a sociedade, sobre os governos, sobre as pessoas, e busco ser educado, atuar com respeito. Não tenho medo de ser tratado da mesma forma, pelo contrário, isto é saudável para mim!

Tudo o que escrevo são reflexões, julgamentos, análises. Muitas vezes meus egos se expressam em meus textos, pois meu nível de consciência ainda não me permite retirar todos os meus egos. Estou em processo, trabalhando.

Neste livreto fiz várias reflexões, várias análises, vários julgamentos. Acho importante que sejamos pessoas questionadoras, pessoas que procuram julgar de forma serena, equilibrada, buscando soluções, apontando prováveis erros que precisam ser corrigidos. Pessoas que olham para o cisco no próprio olho e que também ajudem os demais a retirar o cisco dos seus olhos.

Existe o julgamento inconsciente, do ego, atacando, ofendendo, buscando justiça, buscando punições. Existe também o julgamento consciente, da consciência desperta, sugerindo, convidando para reflexão, dialogando, respeitando, observando o ponto de vista alheio, buscando a conciliação, buscando a harmonia, perdoando quando possível, corrigindo quando necessário.

No próximo capítulo vou finalizar este livreto.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário