domingo, 3 de dezembro de 2017

Tráfico de crianças ( Consciência Social - Brasil 2017) - capítulo 12

Um certo ancião passeava suas mãos ressequidas pelas sedas entre o rosto de uma criança a chorar, sentia a pureza da rosa no jardim do mundo, o amor. E de sua face, carregada de eternidade, refletia-se a ternura do Rei dos Reis!

Ele, o "Ancião dos Dias", desde o altar da sua glória. Ela, seu filho pródigo, sofrendo suas dores sobre a terra.

-----------------------------

Soube pela internet de crianças africanas sendo escravizadas pela indústria do chocolate. Existem muitas matérias sobre este assunto. É fácil de pesquisar, basta digitar nos aplicativos de pesquisa: crianças africanas escravizadas pela indústria do chocolate, ou algo parecido.

Assisti um documentário pela internet onde foram filmados bairros pobres na África, com crianças sendo aliciadas por adultos. Mostraram os adultos seduzindo as crianças, não me lembro se oferecendo trabalho ou comida. As crianças eram levadas para um local onde adultos com motos as levavam para uma determinada região. Na região chegavam motos de vários locais, com crianças nas garupas e já havia um ônibus esperando.

As crianças eram colocadas em ônibus e levadas para o interior de fazendas e distribuídas nas fazendas. Os repórteres conseguiram filmar todo o processo e também conseguiram filmar algumas crianças em algumas fazendas, mas correram riscos de vida.

Chegando nas fazendas as crianças não voltavam mais para as suas casas. Nestas fazendas eram escravizadas, trabalhando na extração do cacau para a produção do chocolate.

Neste documentário foi mostrado integrantes do governo africano fazendo vistas grossas, e foi mostrado também várias multinacionais do chocolate envolvidas no trabalho escravo infantil, dentre elas está a Nestle.

Este monstro que escraviza as crianças africanas tem várias raízes; os aliciadores, os moto-taxis, os motoristas dos ônibus, os fazendeiros, as empresas que recebem o cacau bruto, as fábricas que processam, os escritórios das multinacionais e todas as empresas envolvidas, direta ou indiretamente. Muitos executivos ficam com as mãos limpas, longe do trabalho sujo, mas sabem o que está acontecendo com as crianças na África.

É simples eliminar estas raízes e acabar com este monstro? Todas estas pessoas envolvidas estão ganhando dinheiro com isto. Os aliciadores, os moto-taxistas, os motoristas dos ônibus, os diretores nos escritórios das multinacionais, os supervisores, os gerentes, os empregados em geral, vão abrir mão dos seus empregos? Os funcionários de alto escalão vão abrir mão dos salários privilegiados? Vão abrir mão do poder aquisitivo, do plano de saúde, de poder comprar carros caros, de poder dar luxo para a família?

Todos os problemas crescem e lançam suas raízes! Se não combatemos o monstro enquanto ainda é pequeno... Depois que cresce e lança suas raízes, o problema se torna sério.

A situação do Brasil é mais uma dentre muitas que estão acontecendo pelo planeta, problemas com raízes profundas.

É simples retirar os problemas sociais no Brasil? Retirar suas raízes profundas? Corrupção na saúde pública, na segurança pública, na educação, nos comércios, nas mídias, etc?

No próximo capítulo vou fazer reflexões sobre o julgar e ser julgado.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário