sábado, 2 de dezembro de 2017

A perspectiva do militar (Consciência Social - Brasil 2017) - capítulo 8

Nas mãos que sustentam a delicadeza de acariciar a brisa eu levo ao teu rosto um carinho tão leve quanto a luz da lua.

Abraço-te com o perfume do amor que trago no SER, um abraço suave e terno, como o canto da sabiá!

-----------------------------

O ambiente exterior tem o poder de estimular reações no interior dos seres humanos, são as influências.

Uma criança que viva em um ambiente cheio de vícios, provavelmente será influenciada, mas talvez ela transcenda as influências e se torne uma personalidade virtuosa. O mais provável de acontecer é a degeneração, a superação não é o mais comum.

Crianças que nasçam em uma família onde os avós foram homens-bomba, os tios foram homens-bomba, o pai foi homem-bomba, a probabilidade é grande desta criança seguir o mesmo rumo.

Em um ambiente familiar virtuoso existe a probabilidade de uma criança se tornar virtuosa, mas ela poderá se tornar um marginal.

Embora existam as influências, existe a força interior de cada SER, modificando as perspectivas. No comum, dentro da dualidade, é mais fácil descer do que subir, é mais fácil nos degenerarmos do que nos tornarmos pessoas virtuosas. As influências negativas são a ladeira, as influências conscientes são a subida. Descer sempre é mais cômodo, subir requer esforço! Mesmo que as influências sejam favoráveis a subida.

Muitos militares vão para as ruas combater contra marginais, lutar contra o crime organizado, enfrentar traficantes, etc. Estes militares são forçados a viver em contato frequente com o submundo do crime. As energias que envolvem os militares não são energias de ternura, energias leves, energias de carinho.

Uma pessoa que fique exposta muito tempo a certas energias, dificilmente não será vítima destas influências, poderá se tornar grosseira, dura, rigorosa, nervosa, ansiosa.

Os militares são seres humanos e as condições de trabalho de muitos deles são favoráveis para que se embruteçam!

É necessário um apoio psicológico muito eficiente para ajudar os militares a manterem o equilíbrio psicológico, esta é a minha compreensão. Mas na sociedade em que vivemos isto não existe. Acho possível que pessoas conscientes modifiquem esta situação, mas não confio que isto possa acontecer, pelo contrário, sinto que o nosso carma está pesado e estamos entrando em um inferno que nós mesmos atraímos pelo nosso merecimento, por nossos erros.

Existem muitas circunstâncias favoráveis a prejudicar o aparelho psicológico dos militares, desde o sistema militar em si aos trabalhos que os militares fazem. Poderia refletir muito sobre estas questões, mas não vou fazer isto, não vou alongar este livreto.

A Consciência analisa e busca compreender as causas dos problemas. Se existem problemas nos militares, vejo que é necessário compreender o ponto de vista destes profissionais ao invés de criticá-los, buscar ajudar de alguma forma. Quando um dos nossos irmãos está doente nós vamos criticá-lo ou oferecer ajuda para que se trate?

No próximo capítulo vou fazer reflexões sobre o Brasil e sobre o povo brasileiro.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário