domingo, 10 de dezembro de 2017

A impaciência nas filas (A Consciência) - cap.174

O perdão é uma mão carinhosa abrindo a gaiola dos ressentimentos e a alma se faz voo-pássaro, liberdade!

-----------------------------

Quando estou nas filas, se não posso esperar, então devo me retirar e ir embora. Se não posso ir embora, então preciso esperar. Se tenho que esperar posso fazê-lo serenamente ou nervoso de forma impaciente. Com a impaciência eu adoeço meu sistema nervoso e contamino as pessoas ao redor. Com a PACIÊNCIA eu mantenho a minha saúde física, mental e emocional e irradio paz ao redor.

Qual o sentido da impaciência? Qual o sentido de me envenenar? O ego é suicídio psicológico, um veneno que produzimos para depois tomar.

O que fazer quando estou em uma fila? Me observo, harmonizo a minha postura, quando os músculos cansam eu mudo de posição, etc. Fico em atenção ao ambiente, as pessoas, ao meu objetivo. Se tiver uma oportunidade converso com quem esteja ao redor e passo a ter um aprendizado de vida, ao me observar. Enfim, fico em auto-observação e cada pensamento inconsciente eu o freio e elimino, são egos. Cada emoção inconsciente eu a freio e elimino, são egos. Cada movimento inconsciente eu o freio o elimino, são egos. Em cada momento na fila eu estou trabalhando como ouríves, lapidando o diamante que é o SER que sou!

E se a fila demorar para andar e eu tiver que ir embora? Então vou me embora. E se não puder deixar de pagar a conta? Então fico. E se as duas opções são necessárias, sair e ficar? Escolho a que tenha prioridade e fico em paz!

A vida é assim, nem sempre tudo dá certo. Não tenho o poder sobre a vida exterior, mas sei que posso ter o poder sobre os meus pensamentos, emoções e atitudes.

No caso de ter que ficar na fila sabendo que vou me atrasar para um compromisso e terei um problema, aí eu trabalho com a virtude da "resignação", são outras ferramentas.

Os egos da impaciência sempre andam juntos com os egos da ira, muitas vezes com os egos das preocupações e outros. As técnicas são diversas. Sinto que terei que escrever um novo livro falando apenas da eliminação dos egos.

No próximo capítulo farei algumas reflexões sobre os propósitos das mensagens poéticas.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário