domingo, 3 de dezembro de 2017

Árvore sem raízes ( Consciência Social - Brasil 2017) - capítulo 10

A verdade é inacreditável! Como pode um peixe "crer" na existência da água?

A fé é impossível para mim, peixe-homem, enquanto estiver vivendo no deserto das ilusões.

-----------------------------

Compreendo que o amor é uma árvore sem raízes. Ele não gera apegos, não se aprisiona e nem aprisiona os demais.

A consciência é o amor e o amor é um conjunto de virtudes, as flores da alma. Paciência, tolerância, perdão, respeito ao livre arbítrio, serenidade, humildade, desapego, diligência, simplicidade e outras virtudes.

Quando as virtudes se manifestam elas produzem harmonia no interior da pessoa consciente. Harmonia é equilíbrio, saúde, paz, liberdade.

A consciência não deixa rastros de discórdias, não machuca, não traumatiza, não tiraniza. O SER consciente vive em paz por não existirem motivos para ser condenado. Coloca a cabeça no travesseiro e dorme o sono dos justos!

As virtudes, pétalas da flor-consciência, não possuem aderência, não se tornam hábitos, não viciam, não escravizam a alma. A qualquer momento a pessoa consciente pode se decidir a agir com inconsciência, pode criar egos e adormecer. 

A saúde é reflexo do amor e por ela fica mais simples explicar este capítulo. A saúde não tem raízes, a pessoa saudável não é escrava da saúde. Para manter a saúde é necessário ações conscientes, cuidados, trabalho, manutenção. Para perder a saúde não necessitamos fazer esforços!

Dentro da dualidade descer não requer esforço, subir requer esforço. Descer, adoecer, criar egos, não requer esforços. Subir, produzir saúde, despertar as virtudes da alma, são ações que requerem esforços conscientes, manutenção, atenção.

A consciência é um misto de "atenção", "reflexão", "intuição", etc. A atenção em si é um estado de alerta percepção. Ficar desatento, inconsciente, é uma questão de descer a ladeira, basta se largar!

No próximo capítulo vou falar da árvore-ego, uma árvore que se enraiza, escraviza, tira a liberdade, aprisiona.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário