sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Relações familiares viciosas (A Consciência) - cap.185

Compreendo que o único sentido para o orgulho seria a realização da comunhão entre todos os seres. De que vale um se orgulhar de seu feito ou do feito de alguém que seja seu preferido, quando todo o universo não faz parte deste sucesso?

-----------------------------

As crianças vivem em processo de aprendizagem constante, cometem muitos erros, repetem os mesmos erros, da mesma  forma que os adultos, com a diferença que elas ainda não tem a capacidade de discernir que o adulto tem.

Mães e Pais tem a função de educar, proteger, estimular as crianças, etc. Como os erros das crianças se repetem, Mãe e Pai vivem a tendência de serem impacientes. Se não tiverem a orientação de que a impaciência é um ego, inconsciência, podem se tornar vítimas. A impaciência estimula o surgimento da ira e nascem as atitudes arrogantes, prepotentes.

Quando as crianças são tratadas de forma arrogante, elas podem reagir com medo, insegurança, ou podem reagir com raiva e enfrentarem os pais, ou podem atuar de forma consciente, tolerando a inconsciência dos pais. Não vejo como normal crianças com a consciência desperta ao ponto de saberem lidar com a inconsciência dos pais.

A vida é cíclica, os acontecimentos se repetem, logo, os erros das crianças se repetem e os pais são estimulados a ter as mesmas atitudes que tiveram em situações semelhantes. Pela repetição os pais podem se condicionar, alimentar os egos da impaciência, se tornarem cada vez mais impacientes, mais inconscientes. As crianças, por sua vez, diante das mesmas atitudes dos pais, podem repetir as mesmas reações  se tornando cada vez mais inseguras, ou cada vez mais revoltadas.

As crianças erram porque estão aprendendo, não erram com a intenção de machucar ninguém. Elas precisam de paciência, de compreensão, de auxílio. As cobranças, críticas, pressões, fazem as crianças se tornarem ansiosas. Os egos dos adultos inconscientes fazem terrorismo psicológico com as crianças.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário