domingo, 10 de dezembro de 2017

Eliminando o ego (A Consciência) - cap.172

De toda ação brota uma semente de desejo, o espírito desperto a colhe com a vontade, mastiga com a reflexão, digere com a compreensão e dela faz seiva, consciência!

-----------------------------

A vida é movimento dentro de um espaço, do movimento nasce o tempo e a dualidade, no tempo nascem os ciclos, dentro dos ciclos temos as repetições. As manhãs se repetem, as tardes se repetem os meses, anos, estações da natureza, etc. 

A natureza é uma memória viva! Dentro desta memória estão os códigos para que toda a natureza se desenvolva. Dentro de uma semente tem uma memória, um programa que vai desenvolvê-la em uma árvore. Memórias com códigos armazenados para criar macieiras, goiabeiras, etc. Nós também temos nossas memórias.

Dentro dos ciclos temos experiências e elas ficam armazenadas em nossas memórias. Da repetição surgem os hábitos, egos, energias condensadas. Mas também podemos usar a repetição para criar memórias conscientes  que não são egos, embora também sejam energia condicionada.

Os egos são memórias, são energias condicionadas, mas nem toda energia condicionada é um ego. Este assunto é complexo!

Há anos venho trabalhando para eliminar o ego da "Ira". Aos poucos as minhas manifestações de ira estão diminuindo, enfraquecendo. Cada vez que a ira vem eu a observo e ela faz seus estragos, cria suas desarmonias, seus machucados. Ofende, é arrogante, prepotente, etc. Como a vida é cíclica, as circunstâncias se repetem e a ira volta, mas depois de alguns tombos eu aprendo a me antecipar a certos aspectos da ira e consigo freá-la, reprimi-la com compreensão. A compreensão me ajuda a ver a falta de sentido na ira e descobre uma atitude consciente para colocar no lugar, assim vou despertando a virtude da serenidade. Aos poucos vou deixando de brigar pelos mesmos motivos, vou deixando de fazer os mesmos comentários nervosos, vou deixando de ser robô, com os mesmos pensamentos, sentimentos e atitudes.

O ego vai enfraquecendo e meu vínculo afetivo com ele também vai morrendo. Aos poucos vou reeducando meu corpo para a serenidade.

Neste processo eu preciso aprender a viver em auto-observação psicológica, ou seja, observando a mim mesmo, sendo auto-consciente. Vou aprendendo a viver de forma reflexiva e intuitiva.

A eliminação do ego é um conjunto de técnicas, ferramentas de trabalho. Um pedreiro precisa de suas ferramentas para construir uma casa. Carrinho de mão, colher de pedreiro, linha, prumo, trena, escada, areia, cimento, água, etc. Sem as ferramentas o pedreiro não faz nada. Se alguém tem vontade de aprender a profissão de pedreiro precisa recorrer as memórias que traz no fundo de sua alma e se não tiver registros desta profissão vai precisar de pedir auxílio para um pedreiro, para que ele a ensine.

No próximo capítulo darei exemplos de ferramentas para a eliminação do ego da impaciência.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário