domingo, 26 de fevereiro de 2017

Uniformes (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.197

A consciência é a semente da flor chamada "Paraíso"!

--------------------------------

A função de um policial é manter a ordem e no seu trabalho ele inevitavelmente age com "autoridade". Quando um policial  veste seu "uniforme" ele se veste com o traje da autoridade. É muito comum que seja contaminado psicologicamente com sua função e quando esteja com o seu uniforme o ego acabe usando do poder de forma inconsciente. Muitos policiais se tornam "autoritários" e abusam do poder, mas não são todos, temos policiais gentis e humildes.

Um médico veste seu jaleco branco e todos os pacientes dizem doutor pra cá, doutor pra lá... Muitos médicos começam a se achar superiores aos demais, deuses. Soube de um caso de uma médica com transtorno psicológico, com o jaleco tinha uma personalidade, sem o jaleco tinha outra personalidade. Muitos médicos se tornam arrogantes e prepotentes no uso de sua profissão, mas não são todos, temos médicos gentis e humildes.

Mãe e Pai tem a função de ser autoridade para seus filhos e os educarem, embora não vistam uniforme físico, vestem um uniforme psicológico. Quando os filhos vão crescendo os Pais precisam ir diminuindo o controle, pois os filhos vão se tornando capazes de decidir por si. Mas, muitos pais continuam vestindo o uniforme da autoridade e sem perceberem se acham no direito de mandar nos filhos, mesmo quando estes se tornam adultos. Muitos pais abusam do poder, mas temos pais gentis e humildes também.

Vocês já perceberam como mudamos de comportamento quando vestimos uma roupa social fina? A roupa muda nosso estado psicológico!

Nasci pobre e na fase madura da vida me tornei um empresário, passei a ter casa própria, carro zero, etc. Como exercito a auto-observação, certa vez, ao descer do meu carro, percebi que estava com a pose psicológica do tipo: o cara do "Sandero" (Sandero é a marca do carro que eu estava usando). O carro zero estava influenciando a minha personalidade!

Vou continuar com este assunto no capítulo seguinte.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário