domingo, 12 de fevereiro de 2017

Os egos e a meditação (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.183

Vou jogar pra descobrir
Jogo sujo de emoções
Ansiedade, nervo à pele
Me cegando a razão

---------------------------------

Os seres estamos aqui para aprender, o mundo é uma escola. Nossa humanidade, pela minha compreensão, estamos como repetentes e poucos demonstramos vontade de buscar a transformação.

A descida não requer esforço, só se largar, já a subida requer esforço e vontade. Seguir tendências, criar desejos, é o mais fácil; praticar a reflexão, agir pela vontade e não pelo desejo, isto é uma ação que requer maturidade do SER. 

Todos os seres somos livres, porque a maioria não buscamos o despertar? Tudo indica que estamos buscando o mais fácil, só que o mais fácil é o ego, e o ego nos trás sofrimentos... Depois vivemos buscando solução para os sofrimentos, mas não temos vontade de eliminar o ego! Circulo vicioso, cachorro atrás do rabo.

É mais simples deixar no piloto automático, deixar o ego tomar conta, deixar os pensamentos sem controle, as emoções sem controle, o corpo sem controle. Viver em atenção, reflexão, a cada instante, requer um trabalho.

Chove e ficamos tristes, vem o Sol e nos alegramos, Sol demais e sofremos, passamos a desejar a chuva, a chuva vem e nos alegramos, chuva demais e sofremos, passamos a desejar o Sol... Segunda feira, tristeza, cinco dias pela frente, sexta feira, alegria, final de semana! E assim vamos ficar, semana após semana, sempre com os mesmos comportamentos mecânicos? Paramos para analisar o que somos?

Os egos criam ciclos de disputas familiares, conjugais, no trabalho, na escola, etc. Disputas pela razão, busca por ser o melhor, vaidades, cobiças, intolerâncias, etc. Estes egos falam incessantemente usando da nossa mente e produzem várias emoções negativas, preocupações, ressentimentos, medos, etc. Em nosso interior temos uma tagarelice mental contínua.

Com a meditação buscamos o silêncio, para silenciar nos deparamos com os egos, aprendendo a parar a ação dos egos nos educamos para controlar nossa mente, nosso centro emocional e o nosso corpo, começamos a colocar a consciência no controle.  Enquanto não conseguimos alcançar o êxtase por meio da meditação, em cada prática vamos aprendendo a diferenciar nossa alma dos egos, e vamos aprendendo a comandar ao invés de sermos comandados pelos egos.

No próximo final de semana volto a escrever e poderei falar sobre a importância de compreender como criamos egos para não criar mais egos e eliminar os que já temos. Precisamos nos limpar, mas também precisamos aprender a não nos sujar mais! Também é importante fazermos reflexões sobre a psicologia reversa.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário