sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A respiração e a meditação (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.169

Oração do Coração

Uma flor, peço, em mim semear... Pra florir o amor!

---------------------------------

Trabalhando com a respiração.

* Local apropriado, horário apropriado;
* Oração pedindo por ajuda interna para a realização da prática (sugestão para as pessoas que confiam na existência de uma força superior em seu próprio interior);
* Relaxamento;
* Concentração na respiração (havendo uma boa concentração o sono surge);

Neste momento sugiro que observem a respiração sem interferir nela, tendo em conta que não somos a respiração, ela é uma função instintiva do corpo. A consciência não é a respiração, nem o corpo, nem as emoções, nem os pensamentos. 

O corpo é um veículo para a manifestação do SER, alma, essência. A mente e o centro emocional são controlados pela consciência ou pelo ego, já as funções instintivas, como digestão, batimento cardíaco, respiração, se processam sem a nossa interferência, embora possamos interferir. Podemos alterar o ritmo da respiração por meio da consciência ou do ego, mas nesta prática o propósito é deixar o corpo comandar a respiração e usá-la como apoio.

Sugiro que usem a respiração como ponto de referência para sentir a consciência, apenas observar a respiração sem interferir no seu ritmo. Deixar o corpo respirar a vontade.

Se surgir qualquer pensamento, interromper este pensamento e voltar a atenção para a respiração. Com o tempo, depois de interromper vários pensamentos a consciência começa a identificar a si própria, além do corpo, dos sentimentos e pensamentos.

O corpo estará relaxado, em repouso, o centro emocional também em repouso; depois de interrompermos os pensamentos por muitas vezes começamos a identificar esta energia que está interrompendo os pensamentos, a consciência. Este é o objetivo, ter uma boa referência para sentir a alma! Se conseguirem uma profunda concentração poderão se desligar também da respiração e entrar em êxtase.

Esta prática é bem simples de ser descrita, o trabalhoso é o silenciar da mente.

Amanhã continuarei escrevendo detalhes relacionados com o exercício da meditação. Sugiro que pratiquem e se tiverem duvidas podem me escrever que eu respondo nos próprios capítulos que vou escrevendo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário