sábado, 25 de fevereiro de 2017

Objetivando os exercícios (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.193

Ver-te no caminho faz o caminho florir...
Teus lábios de Rosa fazem dos meus, beija-flor!

--------------------------------

Sobre os capítulos anteriores, referente aos exercícios para observar a consciência por meio dos cinco sentidos, vou fazer uma reflexão complementar.

Sempre procuro fazer meus exercícios espirituais aproveitando as atividades que fazem parte do meu dia a dia. Como estas atividades fazem parte da minha vida, os exercícios espirituais também passam a fazer parte da minha vida. Na verdade a espiritualidade é a nossa vida!

Os momentos para o meu crescimento espiritual estão na limpeza da minha casa, nos momentos de preparar as refeições, no relacionamento com os meus filhos, no meu trajeto para o trabalho, etc.

Para exercitar a percepção de que a consciência não é os sons que escuto, nem as imagens que vejo, nem os objetos que percebo pelo tato, nem os cheiros que sinto, nem os sabores que experimento, tenho todos os momentos do dia. Mas, quando eu tinha muitas dificuldades para fazer as práticas precisava me isolar um pouco no meu quarto.

Uma disciplina muito importante é acostumar o corpo com as práticas espirituais nos momentos que nos deitamos para dormir. Todas as noites dormimos, se desenvolvemos esta disciplina faremos muitos exercícios.

Como reza o ditado popular: "O uso do cachimbo é o que deixa a boca torta!" 

O único caminho que conheço para o desenvolvimento em qualquer área chama-se "exercícios"!

No próximo capítulo farei mais algumas considerações sobre a meditação.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário